Proposta de emenda da FL dá ênfase à votação “apenas” de cidadãos americanos

Imagem: canal BayNews9.

O Artigo Seis, Seção Dois da Constituição da Flórida declara que “Todo cidadão dos Estados Unidos, que seja residente permanente do estado, registrado para votar e tenha 18 anos,” pode votar no Sunshine State. Mas em novembro, o texto pode mudar de todos os cidadãos para apenas os cidadãos podem votar.

O Florida Citizen Voters lidera a campanha de apoio à Emenda 1 e explica que há uma brecha que pode permitir que cidadãos que não sejam legalizados possam votar.

A organização é liderada pelo presidente John Loudon, que disse que o texto atual da constituição da Flórida oferece uma brecha para os não cidadãos votarem.

“A Constituição [da Flórida] diz que todos os cidadãos são eleitores, mas não diz que os não cidadãos não são eleitores que é a brecha”, disse Loudon. “É o mesmo palavreado da Constituição de Maryland, Califórnia e até mesmo da Constituição dos EUA.”

Ele disse que a Emenda 1 fecharia essa brecha. Até agora, apenas Arizona e Dakota do Norte mudaram a redação para dizer “Somente cidadãos” podem votar.

“Essa brecha tem se espalhado por todo o país, dando direitos legais de voto a residentes não legais”, disse Loudon.

São Francisco e Chicago permitem que os não-cidadãos votem apenas nas eleições do conselho escolar.

“Não há absolutamente nada de errado em convidar os pais a participarem da educação de seus filhos”, disse o padre Jose Rodriguez, pastor da Igreja Episcopal Iglesia Jesus de Nazaret em Orlando, que também trabalha com grupos comunitários hispânicos.

Existem 11 cidades em Maryland que permitem eleitores não cidadãos, incluindo College Park, Maryland, onde todos os residentes da cidade podem votar nas eleições locais, independentemente de seu status.

“Falando hipoteticamente, se um município local permite que não cidadãos votem em eleições muito hiperlocais, acredito que isso depende da jurisdição local e dos residentes dessa jurisdição”, disse Rodriguez.

Para que a emenda 1 seja aprovada, é preciso que haja 60% mais 1 dos votos.

Emendas semelhantes para alterar a linguagem constitucional para exigir que os eleitores sejam cidadãos dos EUA também estão nas urnas no Alabama e no Colorado. Com informações da canal News13.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Proposta de emenda da FL dá ênfase à votação “apenas” de cidadãos americanos apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News