Proprietário de tabacaria que fugiu para o Brasil em 2014 é condenado por venda de drogas nos EUA

O brasileiro que vendia K2 em uma tabacaria em Cedar Rapids, Iowa, e fugiu do país em 2014 após ser acusado de crimes federais de drogas foi condenado por um júri em 12 de setembro de 2022, após um julgamento de quatro dias em um tribunal federal em Cedar Rapids.

A condenação de Mohammad Al Sharairei, 47 anos, que vivia em Cedar Rapids, Iowa, se refere a uma acusação de manter um local para a distribuição de análogos de substâncias controladas e uma acusação de conspiração para distribuir análogos de substâncias controladas. O veredicto foi dado na terça-feira (13), após cerca de cinco horas de deliberações do júri.

As evidências no julgamento mostraram que em 2012 e 2013, Al Sharairei e sua esposa possuíam e operavam uma tabacaria na First Avenue em Cedar Rapids chamada Puff N Stuff II.

Em junho de 2013, agentes federais invadiram o Puff N Stuff II e apreenderam milhares de pacotes de K2 rotulados como “novelty items”, “potpourri” e “incense”, que continham um aviso de que os produtos “não eram para consumo humano”. Alguns nomes dos produtos “potpourri” eram Bizarro, Grave Digger, Lights Out e Mega Kush.

As substâncias nas embalagens continham canabinóides sintéticos chamados PB-22 e 5F-PB-22. Evidências experimentais mostraram que essas substâncias canabinóides sintéticas são muito mais potentes que a maconha e foram associadas a graves efeitos psicológicos e físicos, incluindo a morte. Evidências experimentais mostraram que, apesar de rotular os produtos como “não aprovados para consumo humano” e ter uma política da loja de que os clientes não podiam falar sobre fumar os produtos, o próprio Al Sharairei fumava o “incense”.

Os registros da loja Puff N Stuff II apreendidos mostraram que, entre janeiro de 2012 e 26 de junho de 2013, a loja havia vendido mais de $1.3 milhão em produtos canabinóides sintéticos. As evidências do julgamento também mostraram que, depois de Al Sharairei ser acusado e comparecer ao tribunal federal, ele fugiu do país em 2014 antes de uma audiência agendada. Ele permaneceu foragido até ser extraditado do Brasil para os Estados Unidos.

Al Sharairei foi condenado na corte do juiz Leonard T. Strand que determinará a sentença. Ele pode pegar até 40 anos de prisão, ter de pagar multa de $1.5 milhão, e ficar sob supervisão após a liberdade condicional. Ele encara ainda $425 mil de multa como confisco do valor arrecadado com sua operação de drogas.

Fonte: AcheiUSA