Há 35 anos que o Congresso dos EUA não aprova uma lei que permita a imigrantes indocumentados o acesso à residência. Um protesto aconteceu em frente ao Congresso, na terça-feira (30), mobilizando organizações em defesa de imigrantes
Da Redação – Em clima de apreensão, grupos que integram a coligação “All In for Registry” e organizações que defendem os imigrantes nos EUA, voltaram na terça-feira (30) à luta com um protesto em frente ao Congresso americano, para se defenderem contra os ataques do ex-presidente Donald Trump, reivindicando reforma imigratória. O candidato republicano elevou o tom e disse que irá realizar deportação em massa de indocumentados e pessoas com pendências na justiça, caso seja eleito. Ativistas exigem um caminho para residência permanente para os indocumentados.
“Não podemos ficar calados diante dos terríveis ataques. Trump nos desprezaram, nos desumanizaram, temos que levantar a voz e nos defender”, disse a diretora da “Coalizão pelos Direitos Humanos dos Imigrantes”, Angélica Salas.
A diretora e ativista relata que viajou da Califórnia com mais de cinquenta membros da sua organização para participar da manifestação frente ao Congresso. Lamentou que os imigrantes indocumentados voltem a ser usados como “bucha de canhão” pelos republicanos para conquistar a presidência dos EUA em novembro.
Em seus comícios de campanha, Trump tem sido enfático ao prometer que realizará a maior deportação de indocumentados na história dos EUA, alegando que a maioria desses imigrantes são criminosos.
As dezenas de manifestantes que viajaram de estados como Arkansas, Maine, Nevada, Nova Jersey, defenderam perante o Congresso as contribuições da comunidade, que durante décadas pediu que os legisladores e o Executivo norte-americano reconhecessem os seus esforços e lhes dessem um caminho para a cidadania.
Há 35 anos que o Congresso dos EUA não aprova uma lei que permita a um grande grupo de imigrantes, como os imigrantes indocumentados, o acesso à residência. A última vez foi em 1986, quando o então presidente Ronald Reagan assinou uma lei que permitiu a regularização de cerca de três milhões de imigrantes indocumentados.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance
Fonte: Nossa Gente