Quase 1.000 crianças imigrantes separadas da família no governo Trump ainda não viram os pais

Quase mil crianças imigrantes separadas na fronteira dos Estados Unidos com o México pelo governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump ainda não se reuniram com seus pais, apesar de um esforço de dois anos do atual presidente, Joe Biden. O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse nesta quinta-feira (2) que das 998 crianças ainda separadas, 148 estão em processo de reunificação.

Biden emitiu um decreto presidencial logo após assumir o cargo em janeiro de 2021 que estabeleceu uma força-tarefa para reunir crianças separadas de suas famílias sob Trump, um republicano de postura linha dura na imigração, chamando essas separações de “tragédia humana”.

Crianças imigrantes são conduzidas por funcionários em fila única entre tendas em um centro de detenção próximo à fronteira mexicana em Tornillo, Texas

O governo Trump separou milhares de famílias imigrantes sob uma política geral de “tolerância zero” que exigia o julgamento de todos os atravessadores de fronteira não autorizados na primavera de 2018. O Departamento de Segurança Interna disse que o trabalho meticuloso da força-tarefa de vasculhar informações “retalhadas” mantidas pelo governo Trump sobre a política até agora encontrou 3.924 crianças, a maioria centro-americanas, separadas na fronteira.

Muitas foram localizadas e reunidas antes de Biden assumir o cargo por meio de um processo judicial, depois que a União Americana de Liberdades Civis (ACLU) entrou com um processo para interromper a política de separação. “O número de novas famílias identificadas continua a aumentar, à medida que as famílias se apresentam e se identificam”, disse o DHS em uma nota sobre o trabalho da força-tarefa divulgada nesta quinta-feira. Até o momento, o mutirão já reuniu 600 famílias.

Fonte: Brazilian Press