A residência permanente permite que o imigrante viva e trabalhe no país permanentemente, e esse benefício imigratório pode ser obtido por meio de laços familiares. Veja os procedimentos
Da Redação – Afinal, quem se qualifica para residência permanente nos EUA por laços familiares? Existem duas categorias de beneficiários, que determinarão o tempo de espera para o processamento – parentes de cidadãos americanos se qualificam para residência. A residência permanente permite que o imigrante viva e trabalhe no país permanentemente, e esse benefício imigratório pode ser obtido por meio de laços familiares.
Para os “Familiares Imediatos”, os vistos de imigrante são imediatos e o processamento demora apenas alguns meses, enquanto para os últimos existe uma lista de espera de vistos de imigrante que pode durar anos, dependendo do país de origem do beneficiário.
E dentro da categoria “Parentes Imediatos”, estão os seguintes: Cônjuges e filhos menores de 21 anos. O processo é realizado por meio de dois formulários: um, o formulário I-130, pelo qual o cônjuge cidadão solicita o visto de imigrante para o cônjuge e filhos menores de 21 anos, e o formulário I-485, pelo qual o cônjuge imigrante solicita residência ou mudança de status, se residir nos Estados Unidos com outro visto.
Os pais de cidadãos americanos também podem receber residência preenchendo os formulários acima mencionados, o I-130 e o I-485. Órfãos adotados fora do país ou dos EUA.
Dentro da categoria de preferências familiares estão as seguintes: Primeira preferência: filhos solteiros de qualquer país americano. Segunda preferência: Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos, residentes permanentes. Terceira preferência: filhos casados, suas esposas e filhos de cidadãos americanos. Quarta preferência: irmãos, suas esposas e filhos menores.
Mensalmente, o “Departamento de Estado” publica um boletim com os dados sobre a disponibilidade de vistos para as quatro categorias de “Family Preference”, determinados pelos dados em que o USCIS recebeu os formulários. Para visualizar o boletim informativo mais recente, clique aqui.
Assim como no caso de parentes imediatos, os beneficiários da categoria “Family Preference” devem preencher os formulários I-130 e I-485.
Para todos os beneficiários, existem vários requisitos que devem ser cumpridos para receber a residência permanente. Aconselha-se que quem tiver dúvidas sobre esses procedimentos, consulte um advogado especializado em direito imigratório.
Fonte: Nossa Gente