Quer morar na Itália? Essa encantadora cidade está vendendo oito casas apenas por 1 euro cada!

É, parece que o despovoamento das cidadezinhas do interior da Europa continua a todo vapor e isso fez com que a moda das casas a preço de banana pegasse por lá, viu? Dessa vez foi a cidade de Sant’Elia a Pianisi, que fica na região de Molise, na Itália, a cerca de 263km de Roma que anunciou a venda, não de uma, mas de oito casas custando apenas 1 euro. É mole?

A iniciativa faz parte do programa de recuperação do município para atrair novos moradores e evitar que este vire uma cidade fantasma (buh! rs). A política é semelhante a de outras cidades do interior da Europa, mas se destaca por superar todas as liquidações já vistas!

Mas não ache que é fácil assim! Apesar do preço atrativo para estrangeiros, quem desejar aproveitar o pacote precisará deixar um depósito caução de 5 mil euros (cerca de 27,5 mil reais) e garantir que as reformas dos imóveis serão, de fato, realizadas. As obras são necessárias para tornar as propriedades novamente habitáveis, já que uma das condições para entrar no programa é a de que os imóveis estejam degradados, ou que seus proprietários tenham muito interesse em se desfazer deles.

Caso haja mais de um comprador, será priorizado aquele que apresentar um projeto que termine em menor tempo e que opte pelo uso de materiais e mão de obra locais.

Com as vendas, a prefeitura pretende revitalizar a cidade e promover a permanência de famílias inteiras que possam estabelecer seus negócios e atividades por lá. Assim, a economia da região melhora e se garante um esforço coletivo para colaborar com a preservação do patrimônio arquitetônico e histórico nacional. Para quem vende, o benefício é se livrar de imóveis que, na maioria das vezes, estão em desuso, gerando apenas despesas.

Para obter mais informações sobre o procedimento de inscrição, acesse o site da prefeitura e leia o edital do programa completo.


E aí? Será que vale a pena investir nesses imóveis? Que tal uma vidinha pacata em um vilarejo italiano, toparias?

Fonte: Melhores Destinos