Ras Baraka, prefeito de Newark avisa que é obrigatório o uso da máscara em ambientes fechados por causa da variante Ômicron

Na segunda-feira, o prefeito de Newark, Ras Baraka, assinou uma ordem executiva exigindo o uso de máscaras em ambientes fechados em todas as instalações públicas imediatamente. Os estabelecimentos que servem comida e bebida devem exigir o uso de máscaras quando os clientes não estão comendo ou bebendo, disse o anúncio.

“Ainda estamos no meio de uma pandemia e devemos tomar as medidas necessárias para melhor salvaguardar e garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de nossos residentes”, disse o prefeito Baraka.

O novo mandato poderá ser o primeiro de muitos outros passos para conter a propagação do vírus, advertiu ele, se a taxa de contaminação da cidade superar 15% em um período de 3 dias.

Em um esforço por armar a seus residentes em meio da nova onda da variante Ômicron, New Jersey se associou a um novo fabricante de kits para teste gratuitos enviados por correio.

O departamento de saúde do estado está trabalhando com Vault Medical Services para enviar equipamentos para testes de saliva COVID-19. Todos os residentes são elegíveis para solicitar o envio dos kits, o quais serão enviados para a residência dos solicitantes e os resultados deverão ser devolvidos dentro de 48 horas posteriores após o recebimento dos materiais por um laboratório.

“Com casos em alta e reuniões e viagens durante a época do Natal, você tem que se proteger, especialmente se não estiver se sentindo bem ou achar que pode ter sido exposto, mesmo que não tenha nenhum sintoma”, disse o comissário de Cheers Judy Persichilli.

O governador Phil Murphy enfatizou em relatórios recentes a necessidade de mais vacinas de reforço para fortalecer as defesas contra o aumento de positivos. Em seu relatório final do COVID, na segunda-feira, ele compartilhou que o número de cidadãos que completaram sua série de vacinação aumentou para 6,2 milhões, ou 73% da população elegível.

As internações também estão aumentando, 15% na semana em relação aos níveis registrados pela última vez em abril.

No último dia para o qual havia dados disponíveis, o estado disse que cerca de um em cada oito testes COVID em todo o estado testou positivo, novamente, aos níveis de abril. “Esta pandemia vai piorar antes de melhorar”, disse Murphy. “Meu medo é que voltemos aos limites de capacidade de uma forma ou de outra.” O CDC disse que a variante Ômicron do COVID-19, altamente contagiosa e de rápida disseminação, está sendo detectada em New York e New Jersey a uma taxa 4 vexes maior em todo o país.

Fonte: Brazilian Press