Reclamações de seguro-desemprego nos EUA diminuem para o nível mais baixo desde 1969

Os pedidos de benefícios de desemprego do estado dos EUA caíram na semana passada para o nível mais baixo desde 1969, ilustrando as dificuldades de ajustar os dados brutos para efeitos sazonais.

Os pedidos iniciais de desemprego totalizaram 184.000 na semana encerrada em 4 de dezembro, queda de 43.000 em relação ao período anterior, segundo dados do Departamento de Trabalho divulgados na quinta-feira (9). A estimativa média em uma pesquisa da Bloomberg com economistas exigia 220.000 inscrições.

A queda empurra o nível de pedidos abaixo da queda duas semanas antes, o que muitos economistas atribuíram às dificuldades de ajuste para oscilações sazonais em torno do feriado de Thanksgiving. Em uma base não ajustada, as reivindicações iniciais aumentaram para cerca de 64.000.

Os pedidos de auxílio-desemprego diminuíram desde o início do ano, à medida que os americanos voltam ao trabalho e os empregadores se concentram em reter pessoal para atender à demanda robusta.

O aumento dos preços e o coronavírus continuam a complicar o ritmo das atividades comerciais e das contratações. O crescimento do emprego no mês passado registrou seu menor ganho este ano, já que persiste a escassez generalizada de mão de obra.

A média móvel de quatro semanas das aplicações iniciais, que suaviza grandes oscilações nos dados, caiu para 218.750. É a menor desde março do ano passado.

Os pedidos contínuos de benefícios do estado aumentaram para 1,99 milhão na semana encerrada em 27 de novembro, 38.000 a mais que no período anterior.

A maioria dos estados relatou aumentos nos sinistros não ajustados na semana passada, liderados pela Califórnia, Texas e Nova York.

Fonte: AcheiUSA