Relatório aponta que ICE age sistematicamente em afastar ilegais do suporte jurídico

Defensores dos direitos civis disseram em uma carta ao governo Biden no ano passado que as autoridades federais de imigração criaram consistentemente bloqueios nas estradas, tornando quase impossível para os imigrantes detidos acessar ajuda legal. Novas descobertas importantes de um relatório abrangente que analisa mais de 170 instalações de detenção de imigrantes continuam a confirmar isso.

Funcionários do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) “restringiram sistematicamente os modos básicos de comunicação entre advogados e imigrantes detidos”, diz a União Americana das Liberdades Civis (ACLU) . Em muitos casos, as autoridades simplesmente se recusaram a atender o telefone, revelou o relatório. “Em 20% das instalações de detenção chamadas pelos pesquisadores, ninguém atendeu o telefone ou os operadores se recusaram a responder a perguntas básicas sobre acesso a advogados.”

Boulder police agreement with ICE delayed but still in progress

Pesquisadores disseram no relatório “No Fighting Chance: Negação de Acesso a Advogados do ICE nos Centros de Detenção de Imigração dos EUA” que os funcionários da imigração em dezenas de outras instalações geralmente tomavam medidas para bloquear a ajuda. “Pelo menos 58 instalações de detenção do ICE não permitem que os advogados agendem telefonemas com um cliente detido em uma determinada data e hora”, disse a ACLU em comunicado. “Os advogados em quase metade das 44 instalações para as quais recebemos respostas da pesquisa de advogados relataram atrasos arbitrários ou negação de acesso a seus clientes na instalação.” Quando imigrantes e advogados são, em teoria, autorizados a se encontrar, “os entrevistados em várias instalações relataram que as visitas pessoais não ocorrem em ambientes confidenciais, destruindo o privilégio advogado-cliente”.

“Essas barreiras à representação legal não são apenas inconstitucionais – elas também aumentam a probabilidade de que as pessoas sejam ilegalmente mantidas em detenção prolongada ou deportadas”, disse Aditi Shah, membro do Projeto Prisional Nacional da ACLU e autor do relatório. “Nesse sentido, o acesso a um advogado pode ser literalmente uma questão de vida ou morte para as pessoas, seja em virtude de serem mantidas em condições perigosas por longos períodos ou devolvidas à violência da qual fugiram.” Quando os imigrantes detidos têm acesso à representação legal, eles têm até 10 vezes mais chances de permanecer nos EUA, disse o Vera Institute of Justice . A ACLU disse que, no atual ano fiscal até agora , “79% das pessoas detidas em processos de remoção não tinham advogado”.

US immigration agency operates vast surveillance dragnet, study finds | Surveillance | The Guardian

No entanto, o ICE ousou afirmar em março que ofereceu às pessoas detidas “acesso ‘ininterrupto’ a advogados durante a pandemia” – e contou essa mentira ultrajante em um relatório ao Congresso, informou a Roll Call . O Conselho Americano de Imigração chamou a alegação do ICE de “descaradamente falsa”, apontando para a carta do ano passado “destacando a ‘série de obstáculos’ ao acesso de advogados nas instalações de detenção do ICE em todo o país”. Mas o ICE não se deu ao trabalho de responder à carta naquele momento, disse a organização. Roll Call informou que o relatório do ICE “também surpreendeu os assessores do Congresso”, que o chamaram de “ muito falso”.

“A ACLU recomenda que o Departamento de Segurança Interna (DHS) acabe com o sistema de detenção de imigrantes e invista em serviços sociais comunitários como alternativas à detenção”, disse o comunicado. A detenção em massa é simplesmente desnecessária. De acordo com dados recentes da TRAC Immigration , quase 73% das pessoas em detenção de imigração não têm antecedentes criminais. “Muitos mais têm apenas delitos menores, incluindo infrações de trânsito. ” “Enquanto isso, a ACLU insta o DHS a garantir o acesso privado, confidencial, gratuito e agendado a comunicação legal e visitas pessoais em detenção, e a realizar uma supervisão adequada do acesso a advogados em todas as instalações de detenção do ICE”, disse o comunicado. disse a organização. “A ACLU também recomenda que o Congresso aprove uma legislação para reduzir o financiamento da detenção do ICE e garantir que o DHS remova as barreiras ao acesso legal”.

Fonte: Brazilian Press