Republicanos fazem campanha para derrubar carteira de motorista para indocumentados em Massachusetts

Um grupo de pessoas filiadas ao Partido Republicano iniciou uma série de abaixo-assinados em várias cidades de Massachusetts para derrubar a lei que garante aos imigrantes indocumentados o direito de tirar carteira de motorista. O desafio é coletar até o dia 24 de agosto 41 mil assinaturas de eleitores registrados para votar no estado. Com isso, eles poderão incluir uma pergunta nas cédulas de votações das eleição de novembro pedindo para a população derrubar a medida. “Essa pergunta é fácil de entender – por que as pessoas que não pertencem aos EUA, que não obedecem a lei, deveriam ser recompensadas com ainda mais esmolas e carteiras de motorista?”, diz o website da campanha.

Caso a petição consiga assinaturas suficiente para  constar nas cédulas de votação, uma maioria simples de parlamentares pode bloquear a entrada em vigor da nova legislação programada para 1º de julho de 2023.

A lei H4805 que assegura aos estrangeiros que moram em Massachusetts sem documentação legal o direito de dirigir foi aprovada no último dia 10 de junho. A decisão foi festejada por políticos democratas e ativistas da causa imigratória que, entre outros argurmentos, defendem que o acesso à carteiras de motorista para todas as pessoas torna o trânsito mais seguro. Dezesseis estados e o Distrito de Columbia têm leis semelhantes.

Para conseguir o documento, o imigrante deve estar com o passaporte válido e em dia ou uma identidade válida emitida pelo consulado de seu país. Além disso, é necessário comprovante de residência e um segundo documento de identificação.

Um levantamento feito em 2016 pelo American Immigration Council mostrou que Massachusetts tinha mais 250 mil imigrantes indocumentados. Esse número agora deve ser muito maior.

Fonte: AcheiUSA