Retrospectiva 2022: Principais acontecimentos do ano

Marcado por uma das eleições mais disputadas da história da democracia brasileira, o ano de 2022 também será lembrado pela primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio, pela Guerra entre Rússia e Ucrânia e pela morte da Rainha Elizabeth, a mais longeva da história, aos 96 anos.

Graças à vacinação contra a Covid-19, a população brasileira pode, finalmente, voltar a se abraçar. Após tanta insegurança provocada pela pandemia e de eleições tão polarizadas, que dividiram o país, estamos vivendo um momento de reconstrução. Mas não devemos esquecer os quase 700 mil mortos no Brasil pela Covid-19 e suas variantes.

A Copa do Catar, que consagrou a Argentina como a campeã do mundo pela terceira vez, também é lembrada por manifestações de jogadores e torcedores pela diversidade e inclusão. A Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Croácia e ainda não foi dessa vez que conquistou sua sexta estrela no futebol.

As notícias internacionais também deixaram o mundo apreensivo. Logo no início do ano, o conflito entre Rússia e Ucrânia deu início à maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e cerca de 7,5 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia. Os britânicos choraram, por dias, a morte do maior símbolo da Família Real: após 70 anos de reinado, Elizabeth II morreu aos 96 anos. A comoção foi mundial e o funeral só ocorreu 11 dias após a morte da monarca.

Já o Brasil passou por mais um processo eleitoral, onde os cidadãos elegeram os governantes que vão representar o povo nos próximos quatro anos. O pleito de 2022 ficou conhecido como um dos mais disputados das últimas décadas. Algumas cidades brasileiras novamente foram castigadas pelas enchentes – Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi uma delas, e mais de 240 pessoas morreram. Estados como Minas Gerais e Pernambuco também sofreram este ano com as fortes chuvas.

Vai lembrar ainda o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips. Eles foram mortos durante uma viagem pelo Vale do Javari, na Amazônia, uma das maiores áreas indígenas do Brasil.

Fonte: Brazilian Press