Rio de Janeiro ganha dois novos murais de grafite na Zona Portuária

Divulgação

À esquerda: mural assinado pelo artista francês Astro. Do lado direito, mural assinado pelo alemão S.kappe

À esquerda: mural assinado pelo artista francês Astro. Do lado direito, mural assinado pelo alemão S.kappe

O Rio de Janeiro acaba de ganhar dois novos murais de grafite, assinados por artistas internacionais. Uma das obras é do francês Astro, instalada na avenida Venezuela, 194. O artista, que iniciou sua jornada no ano 2000 pintando os muros dos subúrbios de Paris, grafitou um painel de 16 metros de altura por 35 de comprimento. Sua marca vai da arte abstrata, que mistura curvas e caligrafia, a formas dinâmicas, criando impressionantes ilusões de ótica.

O outro mural, do grafiteiro alemão S.KAPE289, é um painel 3D com 3,70 metros de altura por 42 metros de comprimento, que foi montado no número 455 da avenida Rodrigues Alves, em um muro próximo à roda gigante. Sua marca, presente em diversos países como Cuba, México, EUA, Bélgica e Rússia, confirma sua paixão por letras.

Para montagem dos murais foram utilizadas mais de 200 latas de spray, 187 litros de tinta colorida e 180 litros de tinta branca para o fundo. Os artistas levaram dez dias numa maratona de dez horas de trabalho diário e contaram, além dos artistas brasileiros, com o apoio de uma equipe local, recrutada entre moradores da região dos Morros da Providência e do Pinto, comunidades localizadas na região central do Rio.

Três artistas brasileiros de arte urbana foram escolhidos, por meio de um edital público, para fazerem um intercâmbio cultural. As cariocas Camila Sent, que transita pelo mundo das artes visuais desde 2016, e Guida, que se expressa por meio das palavras, frases e textos pequenos, juntamente com CH Charles Queiroz, artista plástico e professor de Belford Roxo, atuaram na produção dos murais, que foram trazidos à cidade por meio do do projeto Grafuturism.

Organizado pela Visionartz, agência que desenvolve ações de revitalização urbana na região, o projeto é uma iniciativa do Consulado Geral da França e do Goethe-Institut, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Fonte: PANROTAS