Rio de Janeiro pode ganhar programa Turismo Seguro; saiba mais

Divulgação

Indicação legislativa é de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB)

Indicação legislativa é de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB)

A Alerj aprovou hoje (1º), em discussão única, indicação legislativa de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB) que solicita ao governador o envio de mensagem ao legislativo para implantação do Programa Turismo Seguro no Estado. O objetivo é levar a atuação do Segurança Presente aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, garantindo mais proteção e melhor experiência aos visitantes.

“O Rio é um dos destinos mais procurados do Brasil e do mundo e, o setor de Turismo, um dos maiores geradores de emprego e renda para os fluminenses. Nesse sentido, é essencial que os turistas se sintam seguros, principalmente, nos locais mais visitados, gerando uma imagem positiva para novos visitantes, e mais credibilidade para possíveis investidores”, ressaltou o deputado.

Redução do número de roubos

Criado em 2014, o Programa Segurança Presente registra a redução de até 90% do número de roubos em suas áreas de cobertura. Só para se ter uma ideia, entre janeiro e julho de 2022, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 32 das 42 bases do programa apresentaram a redução de, pelo menos, um dos quatro tipos de delitos monitorados pelo projeto, como os indicadores de sensação de segurança (roubos de celular, pedestre, veículo e comércio).

De acordo com estimativa do Rio Conventions e Visitors Bureau (CVB), o Turismo fluminense espera movimentar mais de R$ 4 bilhões em 2023. Um levantamento divulgado pelo Google mostra que o Cristo Redentor foi o quarto destino turístico mais buscado, atrás apenas do Palácio de Buckingham; do Big Ben, no Reino Unido; e da Pirâmide de Gizé, no Egito.

Fonte: PANROTAS