Rio Samba Show by Mumuzinho abre ao público em 2 de agosto; conheça

PANROTAS / Marluce Balbino

O cantor Mumuzinho se apresentou no lançamento do Rio Samba Show by Mumuzinho, que recebeu exclusivamente representantes do trade

O cantor Mumuzinho se apresentou no lançamento do Rio Samba Show by Mumuzinho, que recebeu exclusivamente representantes do trade

O Rio de Janeiro ganha em breve mais uma atração cultural para impulsionar o Turismo. Com inauguração anunciada para 2 de agosto, o Rio Samba Show by Mumuzinho foi apresentado ontem (18) a representantes do trade. A retomada dos shows de música e dança voltados para turistas e vendidos por agentes de viagens pretende suprir uma lacuna na programação carioca para visitantes, principalmente estrangeiros, que chegam à cidade ao longo do ano.

O Rio Samba Show almeja alcançar turistas de lazer, corporativos e de eventos. O espetáculo acontece no Bar do Mumuzinho, inaugurado há um ano na Gávea, na Zona Sul do Rio, perto dos bairros de Leblon e Ipanema, e a meio caminho entre Copacabana e Barra da Tijuca.

“O Bar do Mumuzinho chegou para fortalecer a família Visit Rio. Estamos muito felizes de ter um parceiro desta envergadura”, diz a diretora-executiva do Rio Convention & Visitors Bureau (Visit Rio/Rio CVB), Roberta Werner. “A cidade estava precisando de uma atração como o Rio Samba Show, tanto para o turista estrangeiro quanto para o brasileiro que quer ter um pouco do gostinho do carnaval em outra época do ano”.

“O espetáculo foi criado para suprir uma necessidade do trade, principalmente o receptivo”, acrescenta Alexandre Tavares, um dos produtores do Rio Samba Show. “É uma peça de teatro que acaba em samba. Estamos pensando inclusive em montar uma companhia teatral, para termos artistas substitutos. O Bar do Mumuzinho é um espaço multicultural”.

Renato Moura, um dos sócios do bar, reforça o objetivo de atender principalmente a visitantes de fora da cidade: “No Estado do Rio, o mercado de Turismo é o segundo maior gerador de renda, atrás apenas da indústria do petróleo. A cidade estava carente de uma casa ligada ao pagode e ao carnaval na Zona Sul, perto da rede hoteleira. Vamos atender a uma necessidade do Turismo receptivo e mostrar que a música pulsa no Rio de Janeiro”.

O coordenador de Brasil e América do Sul da IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association, na sigla em inglês), Clóvis Casemiro, ressalta a importância do Rio Samba Show para os visitantes LGBTQ+: “A gente adora este tipo de espetáculo e vamos incentivar os turistas LGBTQ+ a assistirem. É uma iniciativa muito bacana, principalmente para o visitante estrangeiro, e um programa que faz todo sentido na agenda cultural da cidade”.

Peter Jordan, consultor holandês de Turismo especializado em igualdades de direito e sustentabilidade, também apoia o projeto: “Vejo uma imensa variedade de novos produtos turísticos para a comunidade LGBTQ+ na Europa e nos Estados Unidos. E este é um produto que valoriza a diversidade, não apenas de gênero, mas também de raça”.

Como é o Rio Samba Show

O espetáculo começa com imagens de um avião pousando no Aeroporto Santos Dumont ao som de Cidade Maravilhosa. No palco, ficam a banda com cinco músicos e o cantor Pedro Porto. Seis atores e dançarinos circulam pela plateia com figurinos coloridos e divertidos, assinados por Ricardo Rocha, que evitam estereótipos sexistas. Mesmo quando as encenações representam banhistas na praia ou passistas de escolas de samba.

“Fizemos questão de olhar para a cultura carioca de outra maneira”, diz o roteirista e diretor do Rio Samba Show by Mumuzinho, Marcio Vieira. “Este é um espetáculo alinhado com os valores do século 21, que não admitem mais qualquer tipo de preconceito. É um convite para um passeio por parte importante da cultura da cidade, repleto da boa energia carioca”.

PANROTAS / Marluce Balbino

Com inauguração anunciada para 2 de agosto, o Rio Samba Show by Mumuzinho foi apresentado em 18 de julho a representantes do trade

Com inauguração anunciada para 2 de agosto, o Rio Samba Show by Mumuzinho foi apresentado em 18 de julho a representantes do trade

A trilha sonora é eclética, e deve agradar também ao turista brasileiro. Começa com Tieta (Luiz Caldas) e segue com Olhos Coloridos (Seu Jorge), Mas Que Nada (Sergio Mendes), Deixa Isso Pra Lá (Jair Rodrigues), Do Leme ao Pontal (Tim Maia), Samba do Avião (Tom Jobim), entre outras, até terminar com um pot-pourri de sambas-enredo de sucesso.

Na apresentação de ontem para os parceiros do Visit Rio, o próprio Mumuzinho puxou sambas famosos de escolas como Mangueira, Salgueiro, União da Ilha e Império Serrano, encerrando a noite com o clássico Aquarela Brasileira, de Silas Oliveira.

“Viva a grande indústria do Turismo, a cultura, a felicidade, o amor. Viva o Rio de Janeiro”, comemorou Mumuzinho no palco, ao final do Rio Samba Show.

Como é o Bar do Mumuzinho

A casa com o nome do pagodeiro Mumuzinho é um bar temático inspirado nos botequins cariocas. O menu combina petiscos e sanduíches tradicionais de boteco com opções com toques contemporâneos. Mesma coisa na carta de drinques, que vai de chope, cervejas e caipirinhas a coquetéis autorais, passando pelos clássicos internacionais.

Na decoração temática, o destaque vai para o balcão do bar decorado com tampinhas de garrafas de cerveja e nichos inspirados nos caixotes coloridos em madeira das feiras de rua abrigando garradas de bebida. Do lado oposto, chama a atenção uma parede com capas de vinis clássicos de samba e MBP. Outra parede é enfeitada com caricaturas de Mumuzinho caracterizado como grandes sambistas da cidade, entre eles Alcione, Cartola e Dona Ivone Lara, e músicos estrangeiros, como Louis Armstrong e Stevie Wonder. As mesas são como as dos botecos do Rio e estão distribuídas pelo salão principal, onde fica o palco, e o mezzanino. Aqui e ali, há símbolos cariocas como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Arcos da Lapa.

Na entrada, uma linha do tempo conta a história artística de Mumuzinho, que também é ator, e brilha em neon a frase Eu Mereço Ser Feliz, nome de uma de suas canções de sucesso. Lançada em 2020, a letra diz “Bate no peito, grita bem alto / Abre o sorriso, canta e diz / Eu mereço ser feliz“. O refrão do hit está também nas costas das camisetas dos funcionários do bar. Além de ser o cenário para o novo espetáculo Rio Samba Show, o Bar do Mumuzinho apresenta outras atrações musicais, inclusive de MPB, de terça-feira a domingo.

“O objetivo do Mumu é colaborar com a história musical carioca criando um espaço cultural”, diz Marcelo Batista, irmão mais velho de Mumuzinho, ator e diretor de produção do bar. “Recentemente tivemos um show do João Bosco que foi um sucesso. Queremos abrir para mais artistas de MPB. Já o Rio Samba Show termina em samba, claro. É uma terapia”.

O novo produto está criando oportunidades de trabalho para dançarinos e músicos e também para atendentes de bar e restaurante. O próximo passo, por exemplo, será ter garçons e garçonetes que falem inglês ou espanhol nos dias de Rio Samba Show. Por enquanto, o espetáculo, com estreia oficial em 2 de agosto, será apresentado sempre às quartas-feiras, a partir das 19h. Dependendo da procura, podem ser abertas sessões em outros dias e horários. A programação completa pode ser conferida no Instagram @BardoMumuzinho.

O bar que leva o nome do cantor nascido em Realengo (Zona Norte do Rio) fica no terceiro piso do Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente 52, perto da escada que leva ao cinema Estação NET. Outras informações e reservas para o Rio Samba Show by Mumuzinho pelo e-mail [email protected]

Veja fotos no álbum abaixo do trade do Rio de Janeiro aproveitando o show.

Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Fonte: PANROTAS