Ron DeSantis propõe criação de exército estadual da Flórida

O governador Ron DeSantis pretende restabelecer o exército estadual da Flórida que ele, não o Pentágono, controlará. A proposta foi divulgada pela assessoria de imprensa de DeSantis nesta quinta-feira (2).

Criada pela primeira vez em 1941, a Florida State Guard  funcionou como reserva da Guarda Nacional enviada à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A força estadual foi dissolvida em 1947.

Para reativar o serviço, DeSantis espera aprovar um orçamento de $3,5 milhões no Congresso estadual para treinar pelo menos 200 cidadãos civis que irão atuar em combates à emergências como furacões e pandemias. “Nós somos um enorme estado em extensão territorial e população, e isso nos permitirá agir mais rapidamente”, falou o republicano durante uma visita a Pensacola, FL.

Políticos do Partido Democrata reagiram ao projeto acusando DeSantis de tentar criar sua “polícia secreta”.  Segundo os opositores, a ação de DeSantis vem na esteira da determinação do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, que impôs o corte de salários dos membros do Guarda Nacional que se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19.

A senadora estadual Annette Taddeo, que irá disputar a cadeira de DeSantis em 2022,  escreveu no Twitter que o governador é um “aspirante a ditador, tentando criar sua própria milícia vigilante, como em Cuba”.

A restituição da Florida State Guard  é parte de um plano mais amplo de reforma do serviço militar na Flórida que inclui $100 milhões para construir a nova sede da National Guard Counter Drug Program; três novos arsenais em Homestead, Gainesville e Malabar; apoio à formação superior de membros da futura Florida State Guard , entre outros.

Fonte: AcheiUSA