Salinas Maragogi é eleito melhor resort do Brasil

A história do Salinas Maragogi, eleito pela primeira vez o melhor resort do Brasil pelo Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020, está entrelaçada com a de Maragogi. A cidade de Maragogi não era nem mesmo um destino turístico antes da existência do resort. Nessa época, a região não tinha estradas, energia elétrica ou linhas telefônicas, mas era dona de uma natureza única, cujo potencial foi identificado pelo fundador do Salinas Maragogi, Márcio Vasconcellos.

A região, conhecida como Costa dos Corais, consiste na maior unidade de conservação marinha do Brasil e possui a segunda maior barreira de corais do planeta. Na maré baixa, surge o fenômeno que deu fama a essa região de Alagoas: uma incrível variedade de piscinas naturais de águas límpidas.

Salinas Maragogi, Alagoas, Brasil Praia de Barra Grande, que fica pertinho do Salinas Maragogi

Praia de Barra Grande, que fica pertinho do Salinas Maragogi (Salinas Maragogi/Divulgação)

Pioneiro do All Inclusive

O empreendimento foi inaugurado em outubro de 1989, mas só adotou o regime All Inclusive, ao qual é atribuído grande parte de seu sucesso, em 2009. Nessa ocasião, o resort enviou uma equipe para estudar o funcionamento dos resorts de Punta Cana, que já tinham adotado esse tipo de sistema.

A inteligência do negócio consistiu em dois fatores. O primeiro foi adaptar o modelo para o público brasileiro, que culturalmente adora o combo fartura e comodidade. O segundo foi mirar em consumidores que querem uma boa experiência de viagem em família e não buscam luxos, mas sim uma boa relação custo-benefício.

Uma vez paga a estadia, o hóspede não precisa mais se preocupar em colocar a mão no bolso: estão incluídas não só as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar –, como também lanches, petiscos e bebidas tanto alcóolicas quanto não alcóolicas.

O resort garante que haja pelo menos uma oferta de alimentos e bebidas disponível durante as 24 horas do dia. Além do tradicional buffet, há um restaurante temático italiano e um nordestino, que devem ser reservados com antecedência, dois bares próximos à piscina principal e à praia, um sports bar, que funciona no período da noite e um café, que fica perto das piscinas superiores e permanece aberto até a noite.

Quando não estão dedicados aos prazeres da mesa – atividade que pode ocupar boa parte do dia –, os hóspedes se espalham por uma área de incríveis 66.000m². A enorme propriedade é cortada pelo rio Maragogi, que serve de cenário para passeios de caiaque, prática de arvorismo e descidas de tirolesa.

O curso d’água desemboca em uma praia com faixa de areia larga, cujas águas quentes, rasas e com poucas ondas agradam as famílias com crianças e favorecem a prática de windsurf, wakeboard e banana boat. Essas atividades, sim, são pagas à parte.

Salinas Maragogi, Alagoas, Brasil Passeios de caiaque são realizados no rio que cruza a propriedade

Passeios de caiaque são realizados no rio que cruza a propriedade (Salinas Maragogi/Divulgação)

Considerado um dos resorts mais completos do Nordeste, o Salinas Maragogi conta com quadra de tênis, de vôlei, poliesportiva, campo de futebol, além de salão de jogos e uma trilha ecológica até um mirante.

Durante todo o dia esses espaços são animados pela equipe de lazer, que se divide entre entretenimento adulto e infantil. À noite, há shows de mágica ou de humor e apresentações musicais.

Acomodações

Toda essa infraestrutura está cercada por seis blocos de apartamentos, que deixam clara a preocupação do resort em receber bem as famílias: os quartos acomodam confortavelmente uma ou duas crianças (dependendo da categoria), além dos pais.

“Somos bem seguros sobre o nosso posicionamento e entendemos que lazer em família é nosso principal foco”, declara Mário Vasconcellos, atual CEO da administradora do Salinas Maragogi.

Salinas Maragogi, Alagoas, Brasil Um dos quartos do Salinas

Um dos quartos do Salinas (Salinas Maragogi/Divulgação)

Para as crianças

O aspecto family-friendly vai além das acomodações. Possui 4 Baby Copas equipadas com liquidificador, micro-ondas e uma geladeira abastecida com leite, frutas e outros ingredientes para o preparo de papinhas e vitaminas para os pequenos. 

Mas também não é como se os pais tivessem que passar um tempão cozinhando: no buffet, há sempre uma seção pensada especialmente para os bebês e as crianças, incluindo cozidos, sopas e papinhas.

No “Clubinho do Siri”, que tem parquinho e brinquedoteca, os maiores de quatro anos podem passar boa parte do dia com a equipe de monitores, que organiza brincadeiras e leva os pequenos para almoçar e lanchar. Já os pré-adolescentes curtem o salão de jogos, a tirolesa e as já mencionadas atividades aquáticas, como o banana boat.

Salinas Maragogi, Alagoas, Brasil O arvorismo é uma das opções de atividade para a criançada

O arvorismo é uma das opções de atividade para a criançada (Salinas Maragogi/Divulgação)

Para completar a lista de incentivos, crianças de até 12 anos podem se hospedar de graça quando acompanhadas de dois adultos pagantes numa mesma acomodação. Os quartos Standard acomodam uma criança, enquanto no Apartamento Praia, na Suíte Master e na Suíte Familiar, a gratuidade vale para até duas crianças.

E o futuro?

Uma das prioridades do resort é preservar a natureza que o cerca, especialmente a praia, o rio e os manguezais. Para isso, a aposta do Salinas é a educação. “Acreditamos que o desenvolvimento social impacta diretamente na preservação do meio ambiente e, por isso, priorizamos a contratação de mão de obra local e desenvolvemos projetos com os funcionários e seus filhos”, explica Mário Vasconcellos.

Em 2019, todos os apartamentos do resort foram reformados e melhorias na infraestrutura foram feitas, uma empreitada que durou cerca de cinco anos para ser concluída e um investimento superior a R$ 50 milhões. Para 2020, mais de R$ 25 milhões serão investidos em novas reformas e ampliações das áreas comuns e na criação de 42 novos apartamentos. A expectativa para o ano é manter a taxa de ocupação acima dos 90% – e já não há mais vagas para o feriado do Carnaval.

Nossa equipe é muito comprometida com a qualidade dos serviços. O reconhecimento público dos leitores da principal publicação de turismo do Brasil nos deixa muito felizes e certos de que estamos no caminho certo.

Mário Vasconcellos, CEO da administradora do Salinas Maragogi

Reserve sua hospedagem no Salinas Maragogi

Leia tudo sobre Alagoas

Fonte: Viagem e Turismo