Salvador faz abaixo-assinado contra mudança de local do carnaval

Divulgação/Prefeitura de Salvador

Mudança estudada pela Prefeitura representaria o fim do tradicional circuito carnavalesco de Barra-Ondina, o Dodô

Mudança estudada pela Prefeitura representaria o fim do tradicional circuito carnavalesco de Barra-Ondina, o Dodô

A Prefeitura de Salvador analisa a transferência do carnaval do circuito Dodô (Barra-Ondina) para a orla da Boca do Rio e isso tem gerado protestos entre artistas, turistas e moradores da capital baiana.

Contrário à ideia, um grupo lançou o movimento “SOS Carnaval Salvador” para pedir que a transferência não ocorra. O movimento – formado por empresários, músicos e compositores, moradores locais e blocos tradicionais e afro – cobra também que a decisão da Prefeitura, que deve ser anunciada em agosto, seja discutida com a população.

A fim de alavancar a pressão pela manutenção do circuito Dodô, o grupo criou um abaixo-assinado, que já conta com 2,7 mil assinaturas. A petição está aberta na plataforma Change.org. Confira o manifesto: http://change.org/FicaCircuitoBarraOndina

“Uma mudança tão abrupta, logo depois dos impactos sofridos pela pandemia, precisa ser discutida de forma ampla e no devido tempo com todos os setores que dependem de forma direta ou indireta do carnaval O prazo é pouco para evitar esse absurdo. O movimento #SOSCarnavalSalvador precisa ser ouvido”, protesta o grupo.

Ele também afirma que a mudança ignora o desejo da maioria da população de permanecer curtindo a folia em um dos maiores cartões postais da cidade e enfatiza que o problema vai além de uma questão cultural e de tradição, já que a renda de muitas famílias depende deste circuito.

Protestos

No último final de semana (16 e 17), o movimento foi protestar nas ruas do Rio Vermelho e do circuito Barra-Ondina. A ação contou com faixas que pediam a manutenção do Dodô.

Os 32 anos de história e cultura do tradicional circuito carnavalesco também têm sido defendidos por artistas que participam da folia. Cantores como Carlinhos Brown, Márcio Victor (banda Psirico) e Xanddy (Harmonia do Samba) se manifestaram contra a transferência.

Fonte: PANROTAS