São Paulo cria mais de 100 roteiros para reativar o Turismo

Durante todo o dia de hoje (4) está sendo realizado o Expo Forum Visit SP, organizado pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), a partir da marca Visite São Paulo, e em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Abear. Com programação simultânea em três auditórios, a abertura contou com o presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, e o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, para debaterem sobre a retomada do Turismo no Estado e também no Brasil.

Reprodução

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Eduardo Sanovicz, da Abear, e Toni Sando, do SPCVB, falam sobre retomada do Turismo na abertura do Expo Forum Visit SP

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Eduardo Sanovicz, da Abear, e Toni Sando, do SPCVB, falam sobre retomada do Turismo na abertura do Expo Forum Visit SP

“É a primeira vez nos últimos meses em que chego a um evento e tenho notícias interessantes, com cenários mais promissores pela frente. Quando a crise foi instalada, enfrentamos o pior momento, com a malha aérea do País caindo para 8% em abril. Desde então, traçamos um painel com diversas medidas e agora partimos para um movimento de reconstituição dessa malha. Fechamos outubro com 52% dela no ar, pretendemos ter cerca de 60% em novembro e finalizar o ano entre 65% e 69%”, pontua Sanovicz.

Com o passageiro voltando a viajar pelo País a lazer, fazendo voos mais curtos e viagens de carro, o grande desafio agora será a retomada do viajante de eventos e o corporativo. A retomada da malha, implementação dos protocolos, eventos como este fórum e uma postura firme do Estado de São Paulo, com programas e medidas, ajudam neste retorno. “Vemos um cenário pela frente de maneira bastante conservadora e cautelosa, mas otimista, pois todos os dados dão a entender que o rumo é positivo, com resultados mais agradáveis”, afirma.

Rotas cênicas e gastronômicas, parques naturais e temáticos são alguns dos cenários a serem desenvolvidos no Estado, de acordo com o secretário de Turismo. Dar estruturação e oportunidades para fazer com que este tipo de Turismo cresça está sendo um dos trabalhos realizados não somente nas cidades, interior e litoral paulistas, mas em todo o Brasil.

“Todas as crises trazem oportunidades e a que temos agora é de olhar para dentro, para o que temos, e ter a consciência de que o mercado doméstico será o foco por um tempo. É um momento único para percebermos quanto potencial temos e recuperar esse tempo perdido. Criarmos um Turismo sólido, que se propague para o Exterior, dando uma nova linguagem para o Estado de São Paulo e para o País”, diz Lummertz.

NOVIDADES
Durante a abertura também foram apresentadas algumas novidades realizadas pelo SPCVB e o Visite São Paulo e que serão trabalhadas durante o evento para que possam marcar o reinício da cadeia de Viagens, Turismo e Eventos, integrando-a cada vez mais.

Reprodução

Aplicativo do Visite São Paulo com roteiros pelo Estado de São Paulo

Aplicativo do Visite São Paulo com roteiros pelo Estado de São Paulo

Um dos lançamentos é o aplicativo do Visite São Paulo, que contará com dicas, novidades, programas, passeios e atividades para se fazer em São Paulo. Mais de 100 roteiros foram criados para que o paulista conheça a capital e o paulistano visite o interior. O app usa ainda inteligência artificial para aprimorar a experiência. O órgão também anunciou que, a partir desta plataforma, terá uma curadoria completa, com a participação de todas as pessoas e profissionais que estão envolvidos nestes roteiros.

Além disso, a equipe da entidade também trabalhou em um painel de monitoramento de eventos, o Pamesp. Ele estará disponível no site do Visite São Paulo e uma versão impressa será encaminhada para os associados. O material será uma ferramenta para consultar as principais feiras e congressos previstos para acontecerem no primeiro semestre de 2021.

“Os grupos que nós formamos no setor durante a pandemia nos mostraram que com união podemos nos fortalecer cada vez mais. E, para isso, precisamos olhar para frente, tendo uma expectativa de futuro e deixando o passado para trás. Mostrar nossa capacidade e responsabilidade para a volta do Turismo, fazendo isso de forma responsável, gradual e consistente”, finaliza Sando.

Fonte: PANROTAS