São Paulo e Rio de Janeiro estão entre melhores cidades globais

Reprodução

São Paulo foi eleita a 33ª melhor cidade do mundo

São Paulo foi eleita a 33ª melhor cidade do mundo

O ranking anual “World’s Best Cities”, realizado pela consultoria de marketing de eventos globais Resonance, elegeu São Paulo (33º lugar) e Rio de Janeiro (54º lugar) entre as melhores cidades do mundo em 2023. O estudo leva em consideração clima, meio ambiente, segurança, conservação de marcos, prosperidade financeira, diversidade populacional, infraestrutura, programação cultural e divulgação de atividades on-line de destinos com mais de 1 milhão de habitantes.

Entre os destaques da lista estão o continente europeu com 38 cidades e os Estados Unidos, país com mais representantes: 25 cidades. O top 20 do ranking é composto, nesta ordem, por: Londres, Paris, Nova York, Tóquio, Dubai, Barcelona, Roma, Madri, Singapura, Amsterdã, Praga, Los Angeles, Chicago, San Francisco, Berlim, Hong Kong, Washington, Pequim, Dublin e Istambul.

A edição deste ano da “World’s Best Cities” ainda conta como uma ressalva para destacar Kiev, na Ucrânia, como a “Melhor Cidade Honorária de 2023”, pelos seus esforços de resistência, manutenção de seus serviços e amparo à população diante da invasão russa.

Confira abaixo os destaques de São Paulo e Rio de Janeiro feitos pela lista.

SÃO PAULO

“O mundo já está na maior cidade do Brasil. Acontece que todos eles falam português. A maior metrópole do Brasil (e da América do Sul) te recebe com arranha-céus, trânsito, poluição e mais do que chuvas ocasionais. Mas, como os paulistanos dirão pessoalmente ou por meio de check-ins no Facebook (#4), eles moram na melhor cidade do planeta. Com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio alimentada principalmente por imigrantes libaneses e sírios, as delícias culinárias são um dado adquirido. A cidade alcança um impressionante 3º lugar em seus restaurantes, à frente de Londres e Nova York. A retomada da vida deu ao cenário cultural da cidade, classificado em 4º lugar, uma chance no braço tonificado, com concertos, shows e eventos exclusivos atraindo multidões grandes, coloridas e girando mais uma vez. Além disso, novos hotéis e experiências estão por toda parte.”

RIO DE JANEIRO

“A Cidade Maravilhosa transborda de delícias sensoriais. Tropical e sexy, com praias deslumbrantes, vida noturna agitada pelo samba (também com o Carnaval de volta) e montanhas exuberantes que se elevam aos céus, o Rio é deslumbrante. Ele ocupa o 7º lugar em Outdoors e o 29º em Sights & Landmarks, e você certamente poderia passar toda a sua visita explorando ao ar livre. A Lapa é o badalado bairro da luz vermelha repleto de clubes de música ao vivo, e nos fins de semana a festa transborda para a rua, apenas reforçando o ranking da cidade como a 32ª melhor Vida Noturna do planeta, junto com seu ranking das 10 melhores em Cultura. Em Copacabana, fica o Museu da Imagem e do Som dos arquitetos nova-iorquinos responsáveis pelo parque High Line. Depois de ir à praia, troque suas Havaianas por tênis e visite a Floresta da Tijuca, um parque nacional com cachoeiras, vida selvagem e o Cristo Redentor, que fica em toda a sua glória no topo Morro do Corcovado. Para uma vista menos movimentada, mas ainda espetacular da cidade, o Pão de Açúcar oferece um teleférico na foz da Baía de Guanabara. A segurança é a maior responsabilidade do Rio e ocupa o último lugar nesta categoria de todas as 100 principais cidades em 2022.” Fonte: PANROTAS