São Paulo promove festivais e capacitação para rotas gastronômicas

Alan Morici/Divulgação

Secretários Antônio Junqueira (Agricultura e Abastecimento), Roberto de Lucena (Turismo e Viagens) e a secretária Marília Marton (Cultura e Economia Criativa)

Secretários Antônio Junqueira (Agricultura e Abastecimento), Roberto de Lucena (Turismo e Viagens) e a secretária Marília Marton (Cultura e Economia Criativa)

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou, nesta quarta-feira (29), um conjunto de ações para o fomento do Turismo gastronômico e rural do Estado. O programa visa, segundo o departamento, à promoção da culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados.

O Sabor de SP, como foi apelidada a ação, ficará por uma semana em cada roteiro regional, mobilizando gestores públicos, empreendedores e o público final.

“A gastronomia regional é um dos principais atrativos de quem viaja a lazer pelo Estado, além de proporcionar um contato genuíno com a cultura e a história dos municípios”, avaliou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, na presença de 20 pequenos produtores rurais paulistas.

Na ocasião, segundo a Secretaria, foi assinado um protocolo de intenções pela valorização da gastronomia paulista, entre Lucena; o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antônio Junqueira; e a secretária de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton.

Já o Turismo rural deve ganhar parceiros estratégicos e um plano de ação. Nesse sentido, Lucena assinou, durante o evento, um Protocolo de Intenções, com o objetivo de avançar na legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar a mão-de-obra do segmento e fomentar as boas práticas do setor com a criação de um selo de qualidade, de acordo com a Secretaria do Estado.

O acordo para fomentação do Turismo rural foi firmado com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação Instituto de Terras do Estado de SP (ITESP), com a criação de um grupo de trabalho.

Também foi assinada uma resolução para a criação de um Grupo de Trabalho Mulheres do Turismo Paulista, com o objetivo de estimular o protagonismo feminino e dar visibilidade às ações das mulheres no setor. Entre os convidados, estiveram presentes o deputado estadual Itamar Borges, representando a Alesp; prefeitos paulistas, secretários municipais, vereadores, organizações e empreendedores do setor.

Fonte: PANROTAS