Sebrae e Embratur promovem evento em Natal com foco no internacional

Divulgação

O objetivo do evento é retomar o posicionamento do destino RN fora do Brasil

O objetivo do evento é retomar o posicionamento do destino RN fora do Brasil

A Embratur discute nesta terça-feira (6) com representantes do trade turístico do Rio Grande do Norte ações para retomar o posicionamento do destino RN fora do Brasil. As estratégias são debatidas no Workshop Inteligência de Mercado, promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e Embratur, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A capacitação é focada na comercialização de produtos e destinos turísticos no mercado Internacional e as inscrições são gratuitas. O evento teve início às 14h no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, o encontro faz parte de uma parceria da instituição com a agência para promover os destinos brasileiros que já estão estruturados e consolidados internamente e para alcançar o mercado turístico internacional.

O Rio Grande do Norte é o 13° Estado a receber a capacitação, que busca mobilizar instituições e empreendedores integrantes da indústria do turismo, entre agências de viagens, operadores, hotelaria, receptivos e demais prestadores de serviços turísticos, estabelecendo uma aproximação com a Embratur.


Ângela Baltazar conduz o evento

O workshop será conduzido por Angela Baltazar, técnica da Gerência de Promoção Internacional de Turismo Cultural da Embratur. Segundo ela, a ideia do encontro é conhecer o panorama do Turismo do Brasil e entender como turista decide pelo destino, assim como debater sobre como é feita a promoção turística internacional, apresentando as principais tendências em viagens, e refletir sobre ações para aumentar a atração dos turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte.

“A indústria do Turismo é extremamente importante para a economia do país e para o desenvolvimento principalmente dos destinos brasileiros de sol e praia, que têm um PIB altamente dependente do turismo”, diz Angela Baltazar.

Na avaliação da técnica da Embratur, para alcançar o mercado internacional é preciso que o destino tenha um produto estruturado com uma infraestrutura turística de qualidade, sinalização em inglês e espanhol, rotas temáticas integradas e um planejamento estratégico que leve a um posicionamento, contando com capacitação nacional e internacional dos players.

“Além disso, a atuação precisa ser integrada com website e mapas em inglês e espanhol e uma ativa presença nas redes sociais. Outro ponto importante é a participação em feiras internacionais com mídia kits, ressalta.

RN à frente

Angela Baltazar avalia que o Rio Grande do Norte está muito à frente dos demais estados nordestinos quando o assunto é mercado internacional.

“O potencial do RN é fantástico e a promoção internacional abrange constantes participações em feiras e roadshows. Há várias ações realizada inclusive por conta própria, como é o caso do trabalho de inteligência de mercados feito pela Emprotur. Acho que o RN está bem à frente inclusive de vários outros destinos do Nordeste em termos de marketing”, avalia.

A visão sobre o turismo potiguar, comenta ainda a técnica da Embratur, não se restringe a um destino de sol e praia, apesar de ser muito conhecido.

“O RN desponta como destino cultural muito forte e até de ecoturismo e aventura. Existem várias outras atividades e atrações a se experimentar no Rio Grande do Norte que não apenas sol e praia, nem somente passeio de bugue e mergulho, mas esportes radicais. Tem tirolesa, cachoeiras e o turismo religioso. Outro também é o turismo arqueológico, com o Geoparque do Seridó, que foi reconhecido internacionalmente pela Unesco. É um turismo multisegmentado”, afirma Angela.

Fonte: PANROTAS