Sebrae transformará cidades em Destinos Turísticos Inteligentes

IStock

Já em andamento, o projeto selecionou 79 cidades inscritas para filtrar as finalistas

Já em andamento, o projeto selecionou 79 cidades inscritas para filtrar as finalistas

Com objetivo de fortalecer negócios da área do Turismo, o Sebrae realiza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa aplicará a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em dez cidades do País. Já em andamento, o projeto selecionou 79 cidades inscritas para filtrar as finalistas.

A partir da primeira quinzena de março, dois municípios de cada uma das cinco regiões do País serão selecionados para iniciar o projeto. A analista de competitividade do Sebrae, Ana Clévia, explica que os pequenos negócios da cadeia do Turismo foram um dos mais afetados com a pandemia. “Essa iniciativa reforça a importância de mobilizar políticas públicas para fomentar os negócios ligados ao Turismo, composto por mais de 50 atividades e, historicamente, um dos maiores geradores de emprego em todo o mundo”, pontua.

Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia processos de visitação de forma sustentável, se comprometendo a gerar experiências positivas tanto aos visitantes quanto aos moradores da região. Entre as principais iniciativas que podem ser aplicadas, estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras.

“O processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é muito inclusivo. Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso País e sua diversidade. Vamos unir as estratégias disponíveis, aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estada dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do Turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, afirma Ana Clévia.

Para Juliana Bettini, especialista em Turismo do BID, a iniciativa se destaca por ofertar suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos. “O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A parceria entre BID e Sebrae nasce justamente da necessidade de apoiar essa recuperação sustentável e resiliente dos destinos brasileiros, mas incorporando a ela a inovação”, pontua.

Mobilidade urbana e criatividade
Com uma população estimada de 30 mil habitantes, o município de Luna, no Espírito Santo, é um dos que estão participando da seleção em busca de se tornar um destino inteligente. A cidade já é engajada com Turismo e o empreendedorismo, ofertando diversas opções de Turismo de aventura, como trilhas, cachoeiras e montanhas. Outro ponto forte de Luna é a possibilidade de atrelar o ecoturismo à gastronomia, com experimentação de cafés especiais em visitas às fazendas e cafeterias que a cidade possui.

De acordo com o assessor de comunicação de Luna, David Florenço, a expectativa com o programa é focar em eixos de mobilidade urbana e criatividade. “Já temos um projeto em andamento que rendeu à cidade o título de Prefeito Empreendedor, no qual desenvolvemos ações de fomento à capacitação dos empreendimentos para receber turistas, na melhoria da infraestrutura e na criação de uma identidade visual voltada ao Turismo. Acho que esse novo programa pode potencializar bastante isso e nos trazer novas oportunidades, gerando mais emprego e renda para nosso município”, afirma.

DTI na prática
O conceito de DTI foi criado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha, baseado em alguns eixos norteadores como: governança, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing, segurança, mobilidade, acessibilidade e criatividade.

“Vamos trabalhar com as especificidades de cada região, fazendo estudos, diagnósticos e estabelecendo estratégias de atuação para cada município. Essas ações serão acompanhadas de perto, para potencializar os resultados”, adianta Ana Clévia. O edital completo com as informações do programa está disponível neste link.

Fonte: PANROTAS