Semana Santa deve movimentar mais de 1 milhão de fiéis no Brasil

Divulgação

Aparecida, São Paulo

Aparecida, São Paulo

As celebrações da Semana Santa, que acontecem entre os dias 2 e 8 de abril, devem movimentar mais de 1,3 milhão de fiéis no Brasil, segundo levantamento do Ministério do Turismo.

Entre os destinos que devem receber um fluxo intenso de pessoas no período destacam-se as cidades de Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Brejo da Madre de Deus (PE) e Planaltina (DF).

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o segmento religioso tem um importante potencial de contribuição par a reconstrução do setor turístico no País, principalmente nesta época do ano. “A Semana Santa é um dos principais eventos do nosso calendário com uma variada opção de atrativos religiosos que arrematam multidões pelos quatro cantos do País, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do País”, afirmou, em nota.

Segundo o MTur, no Brasil, o Turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente. No período, são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). Ao somar com os excursionistas, chega-se a 18 milhões de viagens com essa motivação. Já em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 50 mil ao ano.

EVENTOS RELIGIOSOS NA SEMANA SANTA

Diversas cidades do Brasil realizarão eventos religiosos na Semana Santa. O município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, promoverá a 54ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. O evento é um dos indutores de fluxo turístico no Estado e deve receber cerca de 60 mil pessoas, gerando um impacto de mais de R$ 200 milhões somente neste ano, de acordo com o Ministério do Turismo.

Já em Juazeiro do Norte, no Ceará, a estimativa é para a movimentação de 150 mil fiéis na semana, que devem visitar a estátua de Padre Cícero. O município também conta com o Museu Vivo, focado na vida do padre, que viveu na cidade cearense por mais de sessenta anos.

No Centro-Oeste do Brasil, Planaltina (DF) promove a Paixão de Cristo, no Morro da Capelinha. A celebração reúne, em média, 100 mil pessoas. Já em Goiás, a Procissão do Fogaréu, patrimônio imaterial do estado, deve reunir mais de 20 mil fiéis, segundo o levantamento do Ministério.

Em Minas Gerais, onde os tapetes devocionais são tradicionais, ao menos 70 mil pessoas devem celebrar o feriado religioso, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes.

Fonte: PANROTAS