Senadores dos EUA apresentam resolução associando Bolsonaro aos atos de 8 de janeiro e pressionando por extradição

Ao menos nove senadores do Partido Democrata assinaram uma resolução nesta quarta-feira (1) pedindo ao presidente Joe Biden para deportar do país as pessoas envolvidas nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A elaboração do documento foi liderada pelos senadores Bob Menendez, de New Jersey, e  Chris Van Hollen , de Maryland, e menciona o papel das mídias sociais no planejamento dos ataques à capital federal.”Condenamos o cerco violento ao Palácio do Planalto, ao Congresso e à Suprema Corte do Brasil conduzido por apoiadores do ex-presidente, evento que foi alimentado, em parte, por desinformação disseminada durante vários meses “, diz o texto.

No último dia 12 de janeiro, 41 deputados do Partido Democrata assinaram uma carta ao presidente americano pedindo a revogação do visto diplomático de Bolsonaro. “Senhor presidente, pedimos que use todas as autoridades disponíveis sob nossas leis de imigração para garantir que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro não tenha permissão para permanecer nos Estados Unidos”, diz um trecho. A íntegra da carta, em inglês, pode ser acessada aqui.

Bolsonaro está na Flórida desde o dia 30 de dezembro e, recentemente, pediu a troca de status migratório para turista para permanecer no país por pelo menos mais seis meses. Nesta sexta-feira (3), ele participa de um evento em Miami, realizado pela organização Turning Point USA, que está sendo investigada por incentivar a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A atividade desta sexta acontece às 4 da tarde e tem como tema “O Poder do Povo”. 

The post Senadores dos EUA apresentam resolução associando Bolsonaro aos atos de 8 de janeiro e pressionando por extradição appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA