Sentimento “anti-imigrante” cresce entre americanos moradores de El Paso, TX.

A cidade de cerca de 680.000 habitantes – a sexta maior do Texas e parte da segunda maior área metropolitana binacional na fronteira EUA-México (apenas San Diego-Tijuana tem mais pessoas) – é 82% hispânica e tem, no passado abriu suas portas para onda após onda de travessias de fronteira.

Durante anos, os habitantes de El Paso sempre pareciam encontrar recursos para alimentar, vestir, abrigar e ajudar aqueles que atravessavam o Rio Grande e precisavam de um lugar para ficar por uma ou duas noites antes de seguir para seu destino final em outros lugares dos EUA.

Mas enquanto a cidade enfrenta outra onda de imigrantes nas últimas semanas, os trabalhadores humanitários dizem que isso não está acontecendo na mesma medida que no passado. “Ficou significativamente mais difícil recrutar os voluntários necessários para operar os locais de hospitalidade para as ONGs”, disse Ruben Garcia, diretor da rede de 15 abrigos temporários de imigrantes de El Paso – ou “locais de hospitalidade”, como ele os chama. Parte do motivo da relutância, diz Garcia, é a preocupação com o COVID-19. Mas ele também sugere que a mudança de atitude se deve em parte a uma mudança na política.

“Até que ponto a difamação que vem acontecendo em nossa cultura de pessoas que são diferentes de nós, ou seja, o refugiado… ele perguntou. A cidade e o condado de El Paso são redutos democratas. A cidade é a sede do candidato a governador democrata do Texas, Beto O’Rourke. Mas o ex-presidente Donald Trump obteve 31,6% dos votos no condado de El Paso em 2020, melhorando seu desempenho em relação a 2016 em quase seis pontos percentuais. El Paso há muito se considera a Ilha Ellis da fronteira sul dos Estados Unidos. Mas apenas na semana passada, mais de 100 requerentes de asilo foram enviados para as ruas de El Paso porque as instalações da Patrulha de Fronteira e abrigos privados estavam lotados.

s

Ao todo, 119 homens haitianos foram deixados de um ponto de ônibus no centro da cidade, quando normalmente teriam sido alojados em um dos abrigos de Garcia até que pudessem tomar providências para deixar a cidade. Os líderes locais se apressaram, procurando qualquer maneira possível de expandir o espaço de abrigo para evitar que os imigrantes vagassem pelas ruas da cidade e anunciassem que declarariam estado de emergência por causa da imigração, embora mais tarde tenham decidido adiar. “A ótica é muito difícil. As comunidades estão em pânico”, disse o juiz do condado de El Paso, Ricardo Samaniego, ao The Post na semana passada. “Eles sentem que não é mais seguro. El Paso está realmente se desenvolvendo como um lugar para onde você quer vir. O turismo está começando a se desenvolver. As pessoas sempre comentam como você não vê sem-teto nas ruas. Então, vamos passar disso para ver as pessoas dormindo nas ruas.”

Famílias separadas em fronteira processam EUA por trauma causado | Exame

Outra questão não menos significativa: muitos dos imigrantes que cruzam os Estados Unidos por El Paso não são como os moradores da cidade, que são principalmente de ascendência mexicana. Os imigrantes de hoje são em grande parte do Haiti, Cuba e América do Sul. “Isso fragmenta a comunidade”, disse Samaneigo. “’Por que eles estão lá fora?’ As pessoas abordam isso comigo. ‘Ok, não vamos deixar as pessoas entrarem’, eles me dizem como se eu tivesse o poder de dizer: ‘Não vamos aguentar mais’, mas eles virão. Por enquanto, El Paso tem um pouco mais de tempo para encontrar uma solução para a crise de aglomeração depois que um juiz federal ordenou na sexta-feira que a política de saúde do Título 42 permaneça em vigor. A autoridade foi usada para negar o acesso de cerca de 1,9 milhão de imigrantes aos Estados Unidos desde o início da pandemia de COVID-19, e autoridades eleitas, policiais e operadores de abrigos alertaram que seu levantamento significaria um aumento esmagador no número de imigrantes tentando cruzar a fronteira. A cidade e o condado de El Paso esperam nomear um local para um abrigo temporário para imigrantes até segunda-feira.

Fonte: Brazilian Press