Serra Gaúcha já reúne mais de 100 parques e atrações

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Manu da Costa, presidente, e Rafael Carniel, diretor executivo da APASG

Manu da Costa, presidente, e Rafael Carniel, diretor executivo da APASG

Manoela da Costa, presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) e CEO do Parque da Mônica de Gramado, que abre no segundo semestre, já contabiliza 67 parques e atrações em Gramado e outros 29 em Canela. Contando as cidades da região, como Cambará do Sul, onde a empresa Urbia é a nova concessionária dos parques locais, são mais de 100 parques e atrações na Serra Gaúcha. Desses, 15 grupos e 23 atrações estão na APASG.

“É a região com maior concentração de parques e atrações turísticas da América Latina”, garante Manu da Costa, que celebra a retomada do setor depois de os atrativos terem de ficar fechados por oito meses na pandemia. Ela foi uma das palestrantes do primeiro dia do Sindepat Summit, no Wish Serrano.

De acordo com ela, o setor de parques e atrações foi o grande indutor da retomada. “Antes da pandemia, 41% dos turistas (mais de 9,4 milhões) eram famílias. Com a pandemia esse número caiu para 20%. Também caiu a quantidade de crianças pequenas nessas famílias. Com a reabertura, os índices voltam à normalidade e provam que os parques não apenas mantiveram o crescimento da região como rejuvenesceram o perfil dos turistas”, explica.

A média de dias na cidade também aumentou com os parques e atrações, mas caiu pela metade quando os mesmos estavam fechados: de 4/5 dias para apenas duas noites.

O setor emprega cerca de 1,5 mil profissionais diretamente e sente a dificuldade de contratar mão de obra local, tendo de buscar em outras cidades.

E com mais de 100 atrações e parques (nessa conta não entram restaurantes temáticos), há mais projetos vindo por aí em Gramado e região: o Parque da Mônica, da própria Manu da Costa, a roda gigante do parque Mundo a Vapor, o terceiro equipamento do Skyglass Canela, um teatro no Terra Mágica Floribal e um parque aquático indoor da empresa Cristais de Gramado, que já tem um museu e uma loja-show na cidade. Também é grande a expectativa para os investimentos da Urbia nos parques de Cambará do Sul.

Chegar a 150 atrações, portanto, é questão de tempo.

Fonte: PANROTAS