Serviço geológico dos EUA faz alerta sobre Nova York: Famosos arranha-céus estão ajudando a afundar a cidade

O serviço geológico dos Estados Unidos alerta: a cidade de Nova York está afundando. Em parte, por causa do peso dos famosos arranha-céus. Quem olha do céu vê que Nova York cresce, principalmente para cima. Mas, embaixo, a história é diferente. Nova York está afundando.

Um estudo do serviço geológico dos Estados Unidos descobriu que a cidade afunda de 1 a 2 mm por ano. O Jornal Nacional conversou com o geofísico Tom Parsons, um dos autores do estudo. Ele explicou que há muitos fatores que contribuem para isso. “Quando você bombeia a água do solo para beber, isso faz com que essa área afunde, porque a água não está mais lá. Quando você tem uma cidade grande, há uma tendência de desviar córregos e rios e mudar os padrões de drenagem, e isso também pode afetar a elevação no terreno. E o nosso estudo descobriu que o peso dos edifícios já é suficiente para causar compressão no solo”, explica.

The New York City Economy Tracker: January 16, 2023

Nova York é famosa por seus arranha-céus. São toneladas de concreto, aço, cimento. Essas estruturas enormes são pesadas: 842 milhões de toneladas, que pressionam o terreno da cidade e colocam em risco a população de mais de 8 milhões de pessoas. O prédio com maior massa é o quase centenário Empire State. Mas os edifícios que fazem mais pressão sobre o solo são o moderníssimo Central Park Tower e o novo World Trade Center. Um fator importante é o tipo de solo sob os edifícios. Há uma taxa de afundamento mais alta em áreas com solos ricos em argila. Um afundamento de 1 mm por ano pode parecer pouco. Mas, as águas que banham a ilha de Manhattan subiram 22 cm nos últimos 70 anos. Ou seja, toda e qualquer pressão no solo joga contra a cidade.

A previsão é que até 2050 o nível do mar suba de 20 cm a 76 cm, dependendo de quanto o mundo limitar as emissões de gases causadores do efeito estufa. Tom Parsons ressaltou que o estudo focou em Nova York, mas que o problema de afundamento é comum em dezenas de cidades costeiras. Veneza, por exemplo, afunda na mesma intensidade que Nova York. “Nosso estudo concluiu que há 99 cidades no mundo todo com mudanças na elevação. A grande maioria está afundando, provavelmente, por causa de uma combinação de efeitos tectônicos e também da presença de pessoas. Se olharmos para as estatísticas da ONU, elas estimam que até 2050 cerca de 70% da população mundial vai viver em grandes cidades. A maioria, em áreas costeiras ou perto delas. Então, esta é uma questão para o mundo inteiro observar”, diz Tom Parsons.

Fonte: Brazilian Press