Sistema que emite a autorização de turismo do México está com problemas – saiba o que fazer

Problemão para quem tem viagem marcada para o México em breve: o sistema que gera a autorização eletrônica de viagem, obrigatória para alguns passageiros, não está funcionando. Já há relatos de turistas que foram impedidos de embarcar e protestos na porta do Consulado Geral do México em São Paulo.

Quem precisa da Autorização Eletrônica de Viagem para o México?

Para entender quem precisa da autorização eletrônica de viagem, fica mais fácil a gente listar quem não precisa da Autorização Eletrônica de Viagem para entrar no México:

  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru);
  • Aqueles que possuem visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen.

Se você não se enquadra em nenhuma das duas hipóteses precisa da autorização ou do visto de turismo.

Problema na emissão da autorização eletrônica de turismo do México

O processo de emissão da autorização eletrônica de turismo do México é relativamente simples. Basta preencher os dados pessoais do passageiro e da viagem que ao final é emitido o documento. A página do formulário ainda está no ar, mas na hora que a autorização deveria ser emitida aparece uma mensagem de erro na tela:

O problema já foi reconhecido pelo Consulado Geral do México em nota oficial divulgada em sua página do Facebook:

Aviso de Autorização Eletrônica paraviagem de cidadãos brasileiros para o México

O Consulado Geral do México em São Paulo faz referência a exigência de autorização eletrônica para viagens de turismo, negócios e outros fins (visto de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas) de cidadãos brasileiros para o México, em vigor desde 11 de dezembro de 2021.

A respeito disso, informa-se que a exigência permanecerá em vigor até novo aviso e solicita aos cidadãos brasileiros que planejam viajar ao México que processem antecipadamente a sua autorização eletrônica. O sistema permite que a solicitação seja realizada até 30 dias antes da viagem.

No caso de pessoas cuja solicitação não seja aceita, o visto deverá ser solicitado através da realização de um agendamento pelo site https://citas.sre.gob.mx/ Todas as informações sobre as exigências e procedimentos estão na página https://consulmex.sre.gob.mx/…/tramitesmenu/visto-menu.

O Consulado poderá considerar casos excepcionais para o processamento de agendamentos em que se verifiquem emergências médicas ou pessoais justificadas e comprovadas. Os interessados devem escrever para o e-mail [email protected] com as informações pertinentes.

Ter viagens turísticas já programadas para o México NÃO será considerada uma emergência. O Consulado NÃO se responsabiliza por passagens nem reservas perdidas por não possuir os documentos necessários para a viagem.

Destacamos que o número de telefone (11) 97687 5591 é exclusivamente para atendimento de emergências para cidadãos mexicanos. Todas as dúvidas sobre agendamentos, autorização eletrônica, vistos e demais procedimentos consulares, poderão ser esclarecidas consultando a página https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php/inicio ou escrevendo para o e-mail [email protected].

Atenciosamente

Consulado Geral do México em São Paulo

O que fazer para viajar para o México?

Quem tem viagem próxima não tem outra alternativa: deve seguir tentando emitir a autorização e torcer para que o problema seja resolvido em breve. Se a viagem for um pouco mais pra frente, vale a pena considerar solicitar o visto de turismo.

Como não se sabe quanto tempo vai levar para normalizar o sistema e até agora o México não liberou ninguém da obrigação para embarcar (além de já ter deixado claro que não vai arcar com eventuais prejuízos), as soluções são as seguintes:

  • Começar a tentar emitir a autorização assim que der os 30 dias de antecedência da viagem;
  • Abrir mão da autorização e solicitar logo o visto de turismo (essa também pode ser uma opção para quem tentar a autorização e não conseguir).

Mas fique atendo: com o problema, a tendência é que a demanda pelo visto de turismo deva aumentar, então é aconselhável que antecipar ao máximo o pedido do visto, se optar por esta solução.

Se você não conseguir viajar por conta do problema na emissão, converse com a companhia aérea, hotéis e outros estabelecimentos que tiver feito a reserva. Embora eles não tenham a obrigação de alterar ou devolver qualquer valor antecipado, é sempre válido tentar sensibilizá-los explicando a situação, para tentar viajar em uma nova data ou até mesmo receber uma devolução.


Veja também:

Fui pra salinha da imigração: aprenda a tirar a Autorização de Viagem Eletrônica do México!

Fonte: Melhores Destinos