Space Adventure, parque espacial do Grupo Oceanic, abre em Canela (RS)

PANROTAS/Alexandre Campbell

Charles Duke, astronauta da Nasa, ao centro, com diretores do DC Set Group, Grupo Oceanic e Blast Entertainment no Space Adventure em Canela (RS)

Charles Duke, astronauta da Nasa, ao centro, com diretores do DC Set Group, Grupo Oceanic e Blast Entertainment no Space Adventure em Canela (RS)

CANELA (RIO GRANDE DO SUL) – É festa na Serra Gaúcha. Está sendo inaugurado na noite de hoje (9), em Canela, um projeto inovador e ousado, o Space Adventure, um parque dedicado às conquistas espaciais desenvolvido pelo DC Set Group em parceria com o Grupo Oceanic e a Blast Entertainment, com curadoria de Rafael Reisman.

O espaço, de 4 mil metros quadrados, tem capacidade para receber 4 mil visitantes por dia e se juntará aos outros parques temáticos, fazendo com que o eixo Gramado-Canela enriqueça a sua oferta e impulsione cada vez mais o Turismo da região.

O convidado de honra da inauguração é o astronauta norte-americano Charles Duke, o décimo homem a pisar na Lua como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, em 1971. Duke anteriormente, em 1969, foi o profissional da Nasa que se comunicou em tempo real com os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, durante a missão Apollo 11, assim que eles avisaram que pousaram pela primeira vez na Lua.

Ele é um dos 12 homens da história a pisar na Lua e um dos três que ainda permanecem vivos. Portanto, a sua presença em Canela essa noite é de grande importância. Ao visitar o Space Adventure, Duke pôde rever peças utilizadas por ele quando esteve em sua missão e lembrar os desafios que enfrentou. Durante a coletiva de imprensa, o astronauta contou detalhes de sua experiência.

Kiko Buerger, do Grupo Oceanic, se diz muito satisfeito com o resultado final do empreendimento. Segundo ele, o Space Adventure é um parque temático interativo, nada estático, onde as pessoas certamente sairão de lá com um precioso conteúdo e muito a contar.

As instalações

A visita é cheia de surpresas. Começa com um filme interativo que comemora as cinco décadas do homem na Lua. A área de exposição conta com uma das maiores coleções de artefatos originais da agência norte-americana de exploração espacial referentes aos Projetos Mercury, Gemini e Apollo. São mais de 300 itens originais expostos, alguns raríssimos, como o motor do foguete do programa Mercury, a réplica fiel da cápsula lunar da Apollo 11 com painel original, duas mesas de comando de Houston, trajes especiais dos projetos Apollo e Gemini, a câmera fotográfica usada na Apollo 17, além de registros históricos da missão Apolo 11.

O público também poderá conferir de perto itens originais preparados para os tripulantes da cápsula espacial como kits de higiene, fraldas, alimentos para serem digeridos no espaço, uniformes, capacetes, além de fragmentos de foguetes, cartazes contando a história espacial, a história dos astronautas importantes, reportagens de jornais do mundo inteiro e uma cronologia das conquistas espaciais desde 1942.

A exposição conta ainda com imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. No planetário, o visitante poderá conferir filmes produzidos pelo Museu de História Natural de Nova York.

Outras salas dão a sensação ao visitante de fazer parte da tripulação. Eles vão poder sentir um pouco na pele o que os astronautas e os profissionais do comando sentiram. Desde uma sala de comando de Houston, com painéis originais, um elevador que simula a movimentação e a chegada na rampa de lançamento dos foguetes. E, por último, uma sala interativa que simula a decolagem de um foguete. Após essas experiências, o visitante ainda chega em duas salas que reproduzem o solo lunar e a superfície de Marte, terminando com uma sala de games que são a sensação para os jovens.

Olhando para o futuro

O futuro espacial também será abordado no Space Adventure. Entre os assuntos a serem expostos estarão a retomada da conquista da Lua, os desafios para se chegar a Marte, a nova geração de foguetes, trajes, veículos, robôs, e o avanço das estações espaciais.

Também será explicado ao visitante o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024 e terá a primeira mulher astronauta a pisar em seu solo. O programa também irá preparar o caminho para as primeiras missões tripuladas a Marte

Garantia de sucesso de público

O Space Adventure é o lugar com o maior acervo da NASA fora dos Estados Unidos. Kiko Buerger garante que é para ser visitado por pessoas de todas as idades. “Não tem restrição. Todo mundo tem curiosidade sobre a Lua e sobre o espaço. É para todos os gêneros e idades, para a familia curtir junto”, diz ele.

Existe um projeto de construção de mais um Space Adventure em Balneário Camboriú (SC) com um acervo novo e completo, já que sempre acontecem novas missões na Nasa, e de um Oceanic Aquarium em Gramado.

“Já temos tratativas com várias agências de viagens e operadoras. Estamos abertos a parceiros do Brasil inteiro e de fora. O nosso parque será uma atração de força no mercado e já tem turista comprando passagem só para conhecer o Space Adventure. A aceitação está muito boa. Esperamos receber 400 mil visitantes por ano. Formamos parceria com a rede Laghetto de Hotéis e, no futuro, após a inauguração do aquário, poderemos fazer vendas casadas com passportes e descontos”, garante Buerger.

Além de turistas, o parque estará disponível para visitações ecolares de todo o Brasil. O sonho do CEO do Grupo Oceanic é que o Space Adventure, o mais completo parque espacial da América do Sul, estimule principalmente crianças e estudantes para que novos cientistas e astronautas possam surgir.

Confira as fotos da inauguração no álbum abaixo.

Alexandre Campbell, especial para a PANROTAS

Fonte: PANROTAS