SpaceX vai lançar foguete com satélites experimentais do Departamento de Defesa em Cabo Canaveral (FL)

O foguete SpaceX Falcon Heavy, considerado o mais poderoso veículo de lançamento do mundo, está parado em um bloco na Flórida pronto para fazer o “lançamento mais difícil” nesta segunda-feira, 24, na história de lançamentos da empresa, de acordo com o CEO Elon Musk.

O lançamento está marcado para as 23h30 (horário local) desta segunda-feira e marcará a terceira missão do Falcon Heavy. O foguete levará um lote eclético de 24 satélites experimentais. Colocar os dispositivos nas órbitas pretendidas levará horas e exigirá algumas manobras complicadas.

O cliente da para esta missão, apelidada de STP-2, é o Departamento de Defesa dos EUA, um cliente-chave que empresas comerciais como a SpaceX confiam em contratos de lançamento lucrativos. Ou seja, esta é uma das missões que a SpaceX precisa realizar sem ocorrer problemas.

Os satélites que serão levados

O lote de satélites que voarão junto com o Falcon Heavy foi selecionado pelo Departamento de Defesa, mas eles vêm de várias agências e organizações, incluindo a NASA, laboratórios de pesquisa militar e universidades.

Dentre eles estão um satélite que testará novas tecnologias de telescópios e um que hospedará um relógio atômico futurista. Outro é o sonho de um nerd da ciência – um projeto de vela solar que vem sendo criado há séculos – o LightSail 2 – que foi projetado para viajar pelo espaço, movido apenas pela luz do sol e é financiado pela The Planetary Society, uma organização sem fins lucrativos liderada por Bill Nye (o cara da ciência).

Falcon Heavy

O Falcon Heavy primeiro capturou a atenção do mundo com seu voo inaugural em fevereiro de 2018, quando lançou o roadster Tesla, do CEO da SpaceX, Elon Musk, em órbita ao redor do sol. O carro ainda está navegando pelo espaço.

A empresa espacial, fundada em 2002, lançou um segundo Falcon Heavy em abril, que enviou um satélite de comunicações de 14.000 libras para a Arabsat, empresa baseada na Arábia Saudita.

O post SpaceX vai lançar foguete com satélites experimentais do Departamento de Defesa em Cabo Canaveral (FL) apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News