Splash Mountain, da Disney, será repaginada com A Princesa e o Sapo

Disney

A Splash Mountain termina com uma queda na água

A Splash Mountain termina com uma queda na água

A atração Splash Mountain, misto de montanha-russa indoor com queda d’água, dos parques Disneyland, na Califórnia, e Magic Kingdom, em Orlando, na Flórida, será reformada e ganhará os personagens da animação A Princesa e o Sapo. Segundo a Disney, a atração mostrará o que ocorreu após o último beijo entre a princesa Tiana e Naveen, reunindo a princesa com o jacaré Louis em uma aventura musical que incluirá canções famosas e a preparação para o Mardi Gras, já que a história se passa em Nova Orleans.

O conteúdo, além de ter sido escolhido por ter a ver com a história da Disney, busca também passar uma imagem de inclusão e “inspirar a diversidade aos milhões de visitantes dos parques Disney”. A tematização atual da Splash Mountain se baseia no filme da década de 1940 Song of the South (A Canção do Sul), famoso pelo refrão Zip-a-dee-doo-dah, zip-a-dee-ay, mas mais ainda por ser considerado um filme racista pela forma como mostra os personagens negros.

O filme A Canção do Sul, por exemplo, não consta do acervo do Disney +, serviço de streaming da Disney nos Estados Unidos, exatamente por isso. A empresa baniu esse conteúdo e sequer cogitou exibi-lo com um aviso contextualizando o conteúdo, como ocorre com outras obras. Na HBO, por exemplo, o filme E o Vento Levou voltará ao acervo com uma introdução da historiadora Jaqueline Stewart sobre aspectos considerados racistas e outros inadequados ou imprecisos em relação à história americana.

Disney

Projeção artística da repaginação da Splash Mountain

Projeção artística da repaginação da Splash Mountain

Este ano, após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, um movimento na internet pediu a reformulação da Splash Mountain e chegou a sugerir a substituição pelos personagens de A Princesa e o Sapo. No comunicado, a Disney diz que trabalha no projeto de transformação da atração há cerca de um ano.

A Disney ainda não divulgou quando a nova atração estará pronta e confirmou vozes do desenho original (A Princesa e o Sapo) na Splash Mountain.

Outras atrações da Disney podem ser revisitadas, dizem especialistas, como ocorreu com Piratas do Caribe recentemente, que retirou uma cena que mostrava mulheres sendo perseguidas pelos piratas.

Fonte: PANROTAS