Status Prata, Ouro e Diamante no programa Smiles: quais as vantagens e como conseguir!

Ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas abre portas para muitos benefícios como despacho de bagagem sem custo, atendimento prioritário, assentos mais confortáveis e até acesso às salas VIP. O programa Smiles da GOL oferece essas e outras vantagens para os clientes que pertencem às suas categorias elite. Neste post vamos conhecer todas as formas de conseguir status no programa Smiles e as vantagens e benefícios oferecidos.

Milhas e Trechos Qualificáveis

O programa Smiles promove os participantes para suas categorias elite de acordo com a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis acumulados de janeiro à dezembro de cada ano.

Milhas Qualificáveis

As milhas qualificáveis são as milhas que contabilizam para que o participante suba ou mantenha sua categoria. Elas são diferentes das “milhas resgatáveis” que são as milhas que transferimos dos cartões de crédito para o programa.

Atualmente é possível ganhar milhas qualificáveis no Smiles voando com a GOL ou companhias parceiras, utilizando os cartões de crédito Smiles e sendo assinante do Clube Smiles. Veja como é feito o cálculo:

Milhas Qualificáveis em Voos

Para cada 1 milha acumulada em voos da GOL ou em suas parceiras, o participante recebe 1 milha qualificável. Em voos da GOL, a quantidade de milhas acumuladas varia de acordo com o destino e a tarifa do bilhete. Já em companhias parceiras, há uma tabela específica para cada uma.

  • Voos Nacionais GOL

Em viagens nacionais da GOL, o participante acumula 1 milha Smiles por cada real gasto nas tarifas Promocional e Light. Já as tarifas Plus e Max oferecem, respectivamente, 2 e 3 milhas por cada real gasto. Taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem e assento GOL+ Conforto não são contabilizados.

  • Voos Internacionais GOL

Já para destinos internacionais da GOL o programa considera uma porcentagem da distância voada que varia de acordo com a tarifa da passagem. Bilhetes emitidos na tarifa Promocional acumulam 50% da distância voada. Já as tarifas Light, Plus e GOL Premium pontuam, respectivamente, 100%, 150% e 200% da distância percorrida. Taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem e assento GOL+ Conforto não são contabilizados.

O programa estabelece ainda uma quantidade mínima de milhas a serem acumuladas em voos internacionais. Sendo 1.000 milhas para viagens na América do Sul, 3.000 milhas para voos para o Caribe e América Central e 5.000 milhas para viagens para a América do Norte.

Clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante recebem, respectivamente, 25%, 50% e 100% de bônus nas milhas acumuladas em voos GOL. As milhas bônus, no entanto, não são qualificáveis.

  • Voos com Companhias Parceiras Smiles

Quando o participante Smiles voa com companhias aéreas parceiras, a quantidade de milhas acumuladas varia conforme a distância voada e classe tarifária do bilhete. Cada empresa possui uma tabela própria e nem todas as tarifas são elegíveis ao acúmulo.

Apesar do Smiles ter parceria com todas empresas acima, apenas em 13 delas é possível acumular milhas Smiles em seus voos. Confira a tabela de acumulo de cada uma:

Air France, KLM, Copa, Air Canada, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Alitalia, TAP Portugal, Emirates, Etihad Airways, Korean Air, Aeromexico e South African Airways.

Clientes que já tenham status no programa Smiles também acumulam milhas bônus ao voar com a GOL, Air France, KLM e Aeromexico. Este bônus, no entanto, não é qualificável.

Milhas Qualificáveis com os Cartões de Crédito Smiles

Clientes que possuem os cartões de crédito Smiles em todas as suas versões e emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco ou Santander, acumulam 1 milha qualificável para cada 10 milhas acumuladas com o cartão, exceto milhas bônus. Além de ajudar a subir de categoria, alguns cartões de crédito Smiles oferecem benefícios como despacho de bagagem sem custo e acesso à salas VIP mesmo que o cliente ainda não tenha conquistado status no programa.

Milhas Qualificáveis com o Clube Smiles

Assinantes do Clube Smiles recebem 1 milha qualificável a cada 10 milhas acumuladas através do clube, exceto milhas bônus. A exceção é para assinantes do Clube Smiles 20.000 que recebem upgrade automático para a categoria Smiles Diamante, o status mais alto no programa e com mais benefícios.

Trechos Qualificáveis

É considerado trecho cada viagem que o participante fizer. Por exemplo, uma viagem só de ida contabiliza um trecho e uma viagem de ida e volta contabiliza dois trechos. A contagem é feita independente do número de conexões realizada em cada trajeto.

Por exemplo: Um voo de Natal para Porto Alegre com conexão em São Paulo irá contabilizar apenas um trecho qualificável na ida e um trecho qualificável na volta mesmo o cliente tendo realizado quatro voos no total.

Todos os trechos voados com a GOL são considerados qualificáveis, inclusive em passagens resgatadas com milhas Smiles, o que é um diferencial do programa não oferecido pelos concorrentes. Já ao voar com empresas parceiras, é considerado apenas os trechos em que a classe tarifária do bilhete seja elegível ao acumulo de milhas Smiles.

Categorias do programa Smiles

O Smiles oferece quatro categorias: Smiles (inicial), Prata, Ouro e Diamante. Vamos conhecer os requisitos necessário para que o participante conquiste cada uma delas. Os benefícios variam de primeira bagagem despachada grátis até passagem cortesia para acompanhante, confira.

Categoria Smiles

Status Smiles

Requisitos: Basta se cadastrar no programa.

Benefícios: Acumular e resgatar milhas em voos da GOL e parceiros, reservas de hotéis e carros e muitos outros.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 6 anos, demais milhas valem por 3 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Prata

Status Smiles Prata

Requisitos: 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo em até 6 horas do voo original, despacho de uma bagagem de até 23 kg em voos da companhia e 25% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France e Aeromexico.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 6 anos, demais milhas valem por 3 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Ouro

Status Smiles Ouro

Requisitos: 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo em até 6 horas do voo original, despacho de duas bagagem de até 23 kg em voos da companhia, 50% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France e Aeromexico, prioridade no check-in, embarque e retirada de bagagem, central de atendimento exclusiva, desconto na utilização dos assentos GOL+Conforto e acesso às salas VIP GOL Premium Lounge. Clientes Smiles Ouro conta com acumulo mínimo de 500 milhas em voos GOL elegíveis.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 8 anos, demais milhas valem por 4 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Diamante

Status Smiles Diamante

Requisitos: 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo no mesmo dia da viagem, despacho de três bagagem de até 23 kg em voos da companhia, 100% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France e Aeromexico, prioridade no check-in, embarque e retirada de bagagem, central de atendimento exclusiva, utilização dos assentos GOL+Conforto sem custo, acesso às salas VIP GOL Premium Lounge e salas parceiras e bilhete cortesia para acompanhante. Clientes Smiles Diamante acumulam pelo menos 1.000 milhas em voos GOL elegíveis, além de ter uma tarifa especial para o resgate de passagens em voo domésticos e até reservas de voos GOL sem custo.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 20 anos, demais milhas valem por 10 anos, exceto milhas bônus.

Dicas para conseguir status no programa Smiles

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é dar preferencia a voar com a GOL ou com uma de suas parceiras e sempre colocar o seu número Smiles quando fizer o check-in. Lembre que voos GOL emitidos com milhas Smiles também são elegíveis ao acúmulo de trechos qualificáveis.

Se o seu cartão de crédito não acumula milhas ou pontos, considere preencher uma proposta para um cartão co-branded do programa. Frequentemente o Smiles promove promoções com a primeira anuidade grátis e com milhas bônus na adesão. Os cartões nas versões Platinum e Infinite oferecem, além do acumulo de milhas qualificáveis, alguns benefícios interessantes como embarque preferencial, bagagem despachada sem custo e até acesso às salas VIP da companhia.

Outra dica é aderir a um dos seis planos do Clube Smiles. Assinantes do clube ganham milhas qualificáveis todos os meses mesmo sem viajar, participam de promoções mais agressivas, recebem descontos nos resgates e outros benefícios. Para quem não quer esperar juntar a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis para se qualificar, o Clube Smiles 20.000 oferece upgrade automático para uma categoria elite no programa, no caso, a Smiles Diamante. No entanto, considere o custo mensal ou anual dos clube e não aja por impulso.

A última dica e não deixar de acumular milhas e trecho qualificáveis depois de alcançar uma categoria elite. O Smiles é o único programa de fidelidade de companhia aérea no Brasil em que o saldo de milhas qualificáveis e trechos qualificáveis excedentes à quantidade necessária para manter ou subir de categoria, permanece válido para a contagem do próximo ano.

Alguém tem alguma outra dica de como conseguir status no programa Smiles?

Fonte: Melhores Destinos