Substâncias tóxicas liberadas por acidente de trem em Ohio preocupam ambientalistas e moradores

Preocupações relacionadas a saúde e ao meio ambiente estão aumentando em East Palestine, Ohio, depois que um trem descarrilhado contendo substância tóxicas explodiu na semana passada. O acidente aconteceu em 3 de fevereiro, quando cerca de 50 vagões de um trem da Norfolk Southern saíram dos trilhos na fronteira entre Ohio e Pennsylvania, causando um incêndio que durou dias. O trem transportava produtos químicos perigosos, incluindo acrilato de butila, cloreto de vinila, fosgênio e cloreto de hidrogênio, entre outros.

Por precaução, moradores de East Palestine evacuaram suas residências e, na segunda-feira (6), equipes especializadas conduziram uma “liberação controlada” dos produtos químicos perigosos, causando uma grande nuvem de fumaça preta que dissipou pelo céu e foi avistada em diversas cidades do estado. A ordem de evacuação em East Palestine foi suspensa na quarta-feira (8) e, desde então, as autoridades vêm registrando um número crescente de relatos de pessoas com sensação de queimação nos olhos, animais adoecendo e um forte odor persistente na região. Segundo a agência AP News, o fosgênio liberado durante a operação é um gás altamente tóxico e incolor que pode provocar vômitos e problemas respiratórios, e foi usado como arma na Primeira Guerra Mundial.

Proprietários de empresas e residentes de East Palestine entraram com ações judiciais contra a Norfolk Southern, dizendo que a empresa foi negligente e exigindo que a empresa cubra os exames médicos supervisionados pelo tribunal para doenças graves que podem ser causadas pela exposição a esses produtos químicos.

As autoridades locais, porém, afirmam que tanto o ar quanto a água da região estão em condições seguras para a população. No domingo (12), a Agência de Proteção Ambiental (EPA), disse que não detectou “nenhum nível preocupante” de químicos em East Palestine. A agência acrescentou que não foram encontrados cloreto de vinila ou cloreto de hidrogênio nas 291 residências rastreadas até segunda-feira (13). Restam 181 residências a serem avaliadas no programa voluntário de triagem de ar interno.

Segundo informou o Departamento de Saúde de Ohio, respirar ou beber cloreto de vinila pode causar vários riscos à saúde, incluindo tonturas e dores de cabeça. A exposição contínua ao produto químico também pode causar danos no fígado. As autoridades recomendam aos residentes que procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem os sintomas.

The post Substâncias tóxicas liberadas por acidente de trem em Ohio preocupam ambientalistas e moradores appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA