Surto perigoso de tornados atinge Mississippi e Louisiana; tempestade pode chegar a Panhandle (FL)

Pelo menos 15 tornados atingiram os estados de Mississippi e Louisiana na noite de terça-feira (29), levando o Serviço Nacional de Meteorologia a emitir um alerta especial de “situação particularmente perigosa”, usado em apenas 3% de eventos dessa natureza.

Acompanhado de forte tempestade de granizo, o surto de tornados atingiu especialmente o estado de Mississippi, deixando rastros de destruição nos condados de Lowndes e Madison, com relatos de casas danificadas.

Os meteorologistas alertam para potencial de fortes tempestades e tornados nesta quarta-feira (30), em partes do Mississippi, Geórgia e na região de Panhandale, costa oeste da Flórida. Grandes cidades, incluindo Nova Orleans, Atlanta, Montgomery e Mobile, estão na área de risco.

O alerta nível 4 de 5 é relativamente raro nesta época do ano, e os tornados, embora possam acontecer o ano todo, são mais comuns na primavera e no verão.

A formação de tornados é o tipo mais violento de tempestade, com ventos que podem ultrapassar 200 mph. Trata-se de uma coluna de ar em forte rotação que entra em contato com o solo, variando em tamanho, intensidade e aparência. O tempo que os tornados permanecem em solo também pode variar de um toque rápido, que causa pouco ou nenhum dano, a um evento que permanece em solo por várias horas e destrói quase tudo em seu caminho.

Fonte: AcheiUSA