Tarifas do sistema MTA e dos pedágios vão sofrer reajuste em 2021

2021 não parece bom para o bolso dos nova-iorquinos que viajam de transporte público, já que o MTA disse terça-feira durante audiência pública que estuda a possibilidade de aumentar a taxa atual para US $ 3, entre outras medidas drásticas para recuperar a renda perdida durante o pandemia. A terça-feira foi a primeira de uma série de audiências públicas virtuais neste mês. 

A agência irá discutir se vai aumentar a tarifa do metrô para US $ 3, eliminar MetroCards ilimitados de uma semana ou um mês, aumentar o pedágio em pontes e túneis, cortar serviços e demitir milhares de funcionários. A meta é arrecadar R $ 153 milhões no próximo ano.

As propostas incluem o aumento da tarifa básica de $ 2,75 para $ 3 dólares e o aumento do preço de uma viagem individual (viagem única) para $ 4, além de reimplementar os bônus de 7% nos MetroCards, mas para ao mesmo tempo, eliminar os cartões ilimitados de sete e 30 dias. O MTA especificou que se a taxa básica não subir e permanecer em $ 2,75, o MetroCard semanal aumentará dos atuais $ 33 para $ 36 e a taxa mensal passará de $ 127 para $ 139.

Da mesma forma, o MTA propôs um aumento nas tarifas dos trens que ligam os subúrbios a New York, como Long Island Rail Road (LIRR) e Metro-North, cujo custo mensal aumentaria 4,3% e passa semanalmente 5,9%. Por sua vez, os motoristas veriam um aumento nos pedágios usando EZ Passes de até US $ 6,70.

Também foi discutida na terça-feira a opção de reduzir ou eliminar os descontos de pontes para residentes, como aquele que beneficia os moradores de Staten Island que dirigem na Ponte Verrazzano. O desconto reduz o pedágio de $ 6,12 para $ 2,75, só de ida.

A MTA também planeja cortar até 40% dos serviços de metrô e ônibus, bem como 50% nas linhas de trens urbanos, como Long Island Rail Road e Metro-North, junto com mais de 9.000 demissões.

A agência deve aprovar um orçamento equilibrado até o final do ano, e o novo orçamento inclui uma combinação de demissões e mudanças no serviço destinadas a fechar um déficit de US $ 12,2 bilhões até 2024. Os cortes economizariam US $ 1, 2 bilhões, mas devastaria o sistema de transporte público da cidade.

Propostas:

· O aumento de 2% para 4% em todos os tipos de bilhetes.

· O bilhete básico aumentaria de $ 2,75 para $ 3 e o preço da viagem única para $ 4.

· O bônus de 7% seria implementado novamente nos MetroCards, mas ao mesmo tempo os cartões ilimitados de 7 e 30 dias, que oferecem certos benefícios aos passageiros, seriam eliminados.

· Se a taxa básica permanecer em $ 2,75, o MTA aumentará o MetroCard semanal dos atuais $ 33 para $ 36 e a taxa mensal passará de $ 127 para $ 139.

· É analisado o aumento de 8% nas portagens de pontes e túneis.

As novas taxas entrariam em vigor em março de 2021 se aprovadas.

Fonte: Brazilian Press