Tempo de definição nos estaduais

Palmeiras ou Água Santa: quem será o campeão paulista de 2023? A presença da equipe de Diadema nas finais do Paulistão surpreendeu a maioria dos torcedores. Surpreendeu até mesmo a direção do clube que já havia liberado seus atletas para se recolocarem em outros clubes, pois o “Netuno” não terá mais competições oficiais nesta temporada. O técnico Thiago Carpini, o mais jovem do torneio, com apenas 38 anos, inclusive já tem uma agenda após o final do certame, que inclui tirar a licença pró da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e fazer estágios em alguns clubes europeus.

Como o prazo de inscrição de novos atletas se encerrará em 5 de abril, o Água Santa poderia não ter o número suficiente de jogadores para enfrentar o Palmeiras na segunda partida das finais. A programação indica que as finais serão disputadas nos dia 2 e 9 de abril, com o segundo jogo marcado para o Allianz Parque porque o Verdão realizou a melhor campanha do Paulistão e é até agora o único invicto. O primeiro jogo ainda não tem local definido, mas pode ser realizado no Morumbi ou na Vila Belmiro, onde, aliás, foi disputada a partida contrao Red Bull Bragantino. Diante do impasse, a CBF concedeu uma autorização especial para o clube de Diadema usar jogadores de seu elenco já negociados com outras equipes.

Esse “problema” ocorreu porque o Água Santa derrotou o favorito Red Bull Bragantino na segunda-feira (20) à noite na disputa de pênaltis, depois do jogo terminar em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Alerrando para o clube de Bragança Paulista e de Lucas Tocantins para a equipe do ABCD. Na decisão por penalidades máximas, o “Netuno” superou o “Massa Bruta” por 4 a 2 e enfrentará o Verdão.

Por seu lado, o Palmeiras aumentou ainda mais seu favoritismo e pode se tornar bicampeão. Vale lembrar que o Verdão chega à sua quarta final consecutiva no Paulistão, tendo vencido o Corinthians em 2020, perdido para o São Paulo em 2021, derrotado o Tricolor em 2022, e agora fará esta final inédita com o Água Santa. O Palmeiras é o segundo maior vencedor de Campeonato Paulista com 24 títulos. Se vencer este ano, diminuirá ainda mais a distância para o Corinthians, líder com 30 títulos.

Fla x Flu pela quarta vez consecutiva

Se o Palmeiras vai à sua quarta final consecutiva no Paulistão, a dupla Flamengo e Fluminense também alcança este recorde. Em 2020 e 2021, o Mengão ficou com o título, mas no ano passado o Tricolor das Laranjeiras sagrou-se campeão carioca em cima do grande rival. Os dois, aliás, são maiores vencedores do Campeonato Carioca: o Flamengo tem 37 conquistas, enquanto o Fluminense levantou a taça por 32 vezes.

A exemplo do Paulistão, os jogos serão disputados no sábado (1º de abril) e no domingo seguinte (9 de abril) no Maracanã. Ao contrário das semifinais, o time de melhor campanha não terá vantagem de resultados iguais para decidir o título. Neste caso, a definição acontecerá em disputa de pênaltis.

Será um grande duelo entre os técnicos Vitor Pereira, contestado por boa parte da torcida flamenguista após ter perdido três títulos este ano, e Fernando Diniz, exaltado pela torcida do Fluminense por ter dado um ótimo padrão de jogo à equipe. O português está em busca de seu primeiro título comandando um clube brasileiro, enquanto Diniz tenta o primeiro título de sua carreira, pois a conquista da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) teve pouco significado.

América-MG e Atlético-MG disputam o título do Campeonato Mineiro em abril

O português Pepa substitui o uruguaio Paulo Pezzolano (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O português Pepa substitui o uruguaio Paulo Pezzolano (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro tinha a difícil missão de vencer o América por três gols de diferença para chegar à final do Campeonato Mineiro. A Raposa até pressionou, mas acabou perdendo para o Coelho por 2 a 1, no domingo (19), no Independência. Foi o sétimo triunfo seguido do América em cima do rival. Classificado, o Coelho vai enfrentar o Atlético-MG na decisão estadual. O time de Vagner Mancini saiu na frente com Aloísio, cobrando de falta, no primeiro tempo, em lance que gerou vaias da torcida cruzeirense para o goleiro Rafael Cabral. Na etapa complementar, o zagueiro Lucas Oliveira deixou tudo igual no placar. No entanto, Alê fez o gol da vitória americana nos instantes finais da partida.

Após o resultado, Paulo Pezzolano anunciou a saída do Cruzeiro. Seu substituto é o técnico português Pepa. Aliás, metade dos treinadores do Brasileirão 2023 são estrangeiros, sendo oito deles de Portugal e outros dois da Argentina.  Veja os técnicos estrangeiros dos times da Série A para 2023: Atlético-MG: Eduardo Coudet (Argentina); Bahia: Renato Paiva (Portugal); Botafogo: Luís Castro (Portugal); Bragantino: Pedro Caixinha (Portugal); Coritiba: António Oliveira (Portugal); Cruzeiro: Pepa (Portugal); Cuiabá: Ivo Vieira (Portugal); Flamengo: Vítor Pereira (Portugal); Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (Argentina), e Palmeiras: Abel Ferreira (Portugal).

Já o técnicos brasileiros que dirigem os outros dez times da Série A são:  América-MG: Vagner Mancini; Athletico: Paulo Turra; Corinthians: Fernando Lázaro, Fluminense: Fernando Diniz;  Goiás: Guto Ferreira; Grêmio: Renato Gaúcho; Internacional: Mano Menezes; Santos: Odair Hellmann; São Paulo: Rogério Ceni, e Vasco da Gama: Maurício Barbieri.

Na outra semifinal, o atacante Hulk marcou o gol da vitória do Atlético-MG sobre o Athletic, na partida realizada no sábado (18). Com o resultado, o Galo carimbou a vaga em mais uma final do Estadual. Será a 17ª vez seguida que o time alvinegro decide a competição. Depois de um primeiro tempo de poucas emoções, Paulinho pressionou o adversário no início da etapa complementar, e a bola sobrou para o ídolo atleticano definir a partida.

As finais serão disputadas em dois jogos. No sábado (1º de abril), o América-MG recebe o rival no Estádio Independência. A partida final está marcada para o outro sábado (8) no Mineirão.

Finalistas do Gauchão saem neste final de semana

O ex-vascaíno Erick foi autor dos dois gols da vitória do Ypiranga sobre o Grêmio (Foto: Ypiranga)
O ex-vascaíno Erick foi autor dos dois gols da vitória do Ypiranga sobre o Grêmio (Foto: Ypiranga)

A dupla Gre-Nal é favorita para decidir mais um título gaúcho. No entanto, os jogadores dos dois clubes de Porto Alegre terão missões difíceis para superar os adversários, que endureceram para os grandes nas partidas de ida das semifinais.

Caxias e Internacional empataram por 1 a 1 na tarde de sábado (18), no Estádio Centenário. O Colorado saiu na frente com Alan Patrick, que aproveitou o rebote na própria cobrança de pênalti para abrir o placar logo no início do jogo. Mas o time grená chegou ao empate ainda na primeira etapa com um gol contra de Mercado, após cruzamento de Jean Dias. Os donos da casa foram superiores na segunda etapa e estiveram mais perto da virada, além de reclamarem de dois supostos pênaltis não marcados pela arbitragem.

O Ypiranga saiu na frente do Grêmio por uma vaga na decisão do Campeonato Gaúcho. O Canarinho venceu por 2 a 1, de virada, na tarde de domingo (19), no Colosso da Lagoa, e jogará por um empate na Arena para avançar à final. Suárez abriu o placar no primeiro tempo, perdeu um pênalti na sequência, e o time de Erechim virou na etapa final, com duas penalidades indicadas pelo VAR e convertidas por Erick.

No sábado (25), o Imortal recebe o Ypiranga, na Arena do Grêmio, com a necessidade da vitória para carimbar sua presença nas finais, marcadas para abril. Vale destacar que o Tricolor dos Pampas estava invicto em 2023 e perdeu a invencibilidade em Erechim.

Já o Inter recebe o time da Serra Gaúcha com a vantagem do empate para confirmar sua passagem às finais. O jogo decisivo está marcado para o domingo (26) no Estádio Beira Rio.

Definidas quartas de final da Copa do Nordeste

O Rubro-Negro pernambucano é um dos favoritos para a conquista da Copa do Nordeste (Foto: Sport Clube do Recife)
O Rubro-Negro pernambucano é um dos favoritos para a conquista da Copa do Nordeste (Foto: Sport Clube do Recife)

A Copa do Nordeste conheceu as oito equipes que disputarão as quartas de final da competição. As equipes que confirmaram a vaga nesta quarta-feira (22) foram ABC, Náutico e Sergipe, todas do Grupo B – o Ceará já estava classificado. Na outra chave, todas as equipes já estavam garantidas na próxima fase: CRB, Ferroviário, Fortaleza e Sport.

Todas as equipes entraram em campo para disputa da oitava e última rodada da fase de grupos da “Lampions”.

O Sport venceu o CSA, de virada, por 3 a 1, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas e garantiu a liderança do Grupo A, com 19 pontos. A equipe alagoana, por sua vez, terminou na lanterna do Grupo B, com sete tentos. Na mesma chave, o Fortaleza venceu o Santa Cruz por 4 a 0, no Arruda, e ficou na segunda posição, somando 18. Os pernambucanos terminaram em quinto lugar, com nove pontos.

Em seguida, ficaram Ferroviário (derrota para o Náutico por 3 a 0) e CRB (derrota para o Bahia por 3 a 0), em terceiro e quarto lugares, respectivamente, ambos com 13. O Bahia, que venceu na última rodada, entrou em campo apenas para cumprir tabela, já que não tinha mais chances de classificação. O Tricolor de Aço ficou em sexto lugar, com nove pontos.

Náutico e Sergipe garantiram as últimas vagas para as quartas no Grupo B, ocupando os terceiro e quarto lugares, respectivamente. O Timbu venceu o Ferroviário por 3 a 2, no Estádio dos Aflitos, enquanto o Sergipe empatou por 2 a 2 com o Sampaio Corrêa, este último, já eliminado da fase mata-mata.

Por fim, com os oito times definidos, os confrontos das quartas estão prontos. Os duelos são disputados em turno único e acontecem neste fim de semana, sábado, dia 25, e domingo, dia 26.

Veja os confrontos das quartas de final:

  • Sport x CRB
  • Fortaleza x Ferroviário
  • Ceará x Sergipe
  • ABC x Náutico

Seleção Brasileira renovada faz amistoso em Marrocos

Rony dá entrevista como jogador de Seleção Brasileira pela primeira vez (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Rony dá entrevista como jogador de Seleção Brasileira pela primeira vez (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil inicia um novo ciclo no sábado (25), contra o Marrocos, após o fracasso na Copa do Catar, com uma situação que virou comum: a ausência de seu craque, Neymar, novamente no departamento médico.

O camisa 10 do Paris Saint-Germain passou por uma cirurgia no tornozelo direito no dia 10 de março em Doha, a mesma que abreviou sua participação na Copa do Mundo. Embora a cirurgia tenha sido um sucesso, o jogador, de 31 anos, provavelmente não jogará o restante da temporada.

Seu desfalque no amistoso contra a seleção revelação do último Mundial pelo menos lhe dá um tempo para refletir sobre a continuidade com a ‘amarelinha’, depois de ter voltado a questionar o futuro de sua carreira na seleção após a derrota no Catar.

A ausência confirma uma tendência que também pesou na carreira por clubes: a dificuldade dos treinadores em contar com Neymar, seja por questões físicas ou disciplinares.

Na seleção brasileira, esteve ausente em 21 (38%) das 55 partidas disputadas após a Copa da Rússia-2018, incluindo as seis da Copa América-2019, oito das 17 das Eliminatórias Sul-Americanas rumo ao Catar e duas das cinco na Copa do Mundo.

Técnico interino

Enquanto esteve em campo, se tornou indispensável ao marcar 19 gols e dar brilho a uma seleção que, comandada por Tite, quebrou inúmeros recordes, mas não seduziu a torcida brasileira. Mesmo assim, seus críticos não são poucos.

Sem ‘Ney’ e nem um técnico oficial, após a saída de Tite depois da derrota na Copa do Mundo, o Brasil vai começar a se reinventar em Tânger contra o Marrocos, semifinalista no Catar, para tentar acabar com um jejum de mais de duas décadas sem conquistar uma Copa do Mundo.  Será o único jogo que disputará na data Fifa.

Ramon Menezes, técnico da seleção sub-20 que conquistou o Sul-Americano da categoria em fevereiro, está no comando interinamente enquanto espera que a Confederação Brasileira de Futebol escolha um técnico de “respeito”, como promete seu presidente, Ednaldo Rodrigues.

O dirigente espera ter um técnico oficial antes do início, em setembro, das eliminatórias sul-americanas para a Copa dos Estados Unidos, Canadá e México-2026.

O atacante Rodrygo, do Real Madrid, de 22 anos, é um dos que têm a missão de liderar o novo processo junto com o companheiro de equipe Vinicius Jr.

O ex-Santos chegou a falar no Catar em se apresentar como camisa 10 quando Neymar, que terá 34 anos na próxima Copa, se aposentar da seleção.

Os dois jogadores do clube espanhol fazem parte da lista de 23 jogadores convocados por Ramon, que quebrou a base de Tite: só convocou dez que disputaram o Mundial no Catar e outros dez foram convocados pela primeira vez, incluindo cinco campeões do Sul-Americano. Da espinha dorsal apenas Ederson, Eder Militão, Casemiro, Lucas Paquetá e Antony permaneceram. Assim como Neymar, os capitães Marquinhos e Thiago Silva e o atacante Richarlison estão lesionados.

The post Tempo de definição nos estaduais appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA