Texas doa toneladas de arame farpado ao México para reforçar bloqueios na fronteira

No mês passado, a porta-voz do governador do Texas, Renae Eze, anunciou o envio de arame farpado e treinamento para sua implantação na cidade fronteiriça de Piedras Negras, Coahuila, governada por Miguel Angel Riquelme Solis, do PRI (partido neoliberal do regime mexicano). Arame farpado, que já foi usado no Texas contra os nativos, será usado na tentativa de impedir que os migrantes tentem atravessar para os Estados Unidos a partir de Piedras Negras.

Segundo Eze, esse embarque e treinamento é a pedido do governo de Coahuila. Os mexicanos chegaram ao território dos EUA para serem treinados pela Guarda Nacional do Texas. No final da semana, eles receberam o arame farpado (sem especificar o comprimento do arame) e voltarão para instalá-lo. Como resultado, espera-se um aumento da atividade militar na área, além da perseguição, detenção e expulsão de migrantes da América Central e do Sul, bem como do Caribe e até do Oriente Médio e Europa.

Esta política binacional anti-imigração acordada pelos governos do Texas e Coahuila se soma às várias “medidas sem precedentes” claramente xenófobas e racistas contra os migrantes que fogem da violência e da pobreza em seus países de origem na esperança de encontrar trabalho e melhorar suas condições de vida e os de suas famílias. O uso de arame farpado pode ferir gravemente quem fica preso nele, colocando suas vidas em risco.

A culminação das políticas anti-imigração do Texas

Ainda em novembro de 2021, o governo do Texas reforçou a cerca de fronteira enviando dezenas de veículos da Patrulha de Fronteira para a Ponte Internacional I e ​​II, onde já havia ordenado a colocação de arame farpado para impedir as travessias entre a cidade mexicana de Piedras Negras e Eagle Pass no Texas.

A subordinação do governo de Coahuila às autoridades texanas ocorre no quadro da subserviência do governo do presidente mexicano López Obrador a Washington. Do governo de Donald Trump ao de Joe Biden, as políticas contra migrantes sob o Título 42 (que permite deportações expressas em meio à pandemia) aceleraram e aumentaram, juntamente com a política de permanência no México . Isso inclui o envio de dezenas de forças militares e estatais repressivas para a fronteira, bem como a construção de sofisticados muros fronteiriços, com patrulhas, alta tecnologia militar e materiais cujos custos estão na casa dos milhões em financiamento governamental.

Isso, apesar da barreira física já existente de cerca de 560 milhas ao longo da fronteira perto de Tijuana. A cerca inclui três barreiras de contenção, iluminação de altíssima intensidade, detectores de movimento, sensores eletrônicos e equipamentos de visão noturna ligados à polícia de fronteira dos EUA, além de vigilância permanente com caminhões off-road e helicópteros.

Apesar de todas as tentativas das autoridades norte-americanas de conter a migração, a realidade é que os migrantes continuam caminhando para chegar aos Estados Unidos. Enquanto os migrantes foram despojados de tudo, as construtoras, com a cumplicidade do Estado norte-americano tanto com os republicanos quanto com os democratas e o cumprimento de governos como o do México, continuam a enriquecer construindo muros de fronteira, seja de concreto ou com militares armados ou, como neste caso, com arame farpado.

A resposta deve ser a unidade da classe trabalhadora.

Os políticos burgueses aliam-se à classe empresarial contra os migrantes. Mas o problema da imigração tem saída: a unidade internacional da classe trabalhadora de ambos os lados da fronteira é necessária, com os trabalhadores da “ Geração U ”.” que buscam se sindicalizar para defender e conquistar direitos, junto com os milhares e milhares de pessoas que lutam pelos direitos reprodutivos em defesa do direito ao aborto, com os jovens que saíram para lutar contra o racismo, assim como com as organizações democráticas, sindicatos e defensores de direitos humanos, que se comprometem a lutar pela defesa dos direitos políticos, sociais, culturais e econômicos de quem migra. Isso também deve incluir a unidade contra as políticas xenófobas e racistas da ultradireita, dos partidos republicano e democrata, e a política de imigração dos governos federal e estadual no México, que podem se dizer muito progressistas, mas na realidade são subordinados ao imperialismo norte-americano à custa da vida dos migrantes.

Fonte: Brazilian Press