Texas: Menina de 4 anos abandonada por contrabandistas é encontrada sozinha no Rio Grande

Uma menina de 4 anos abandonada por traficantes de migrantes foi resgatada por agentes de fronteira dos EUA depois que ela foi encontrada sentada sozinha na margem de um rio no Texas. A menina foi encontrada na margem do Rio Grande, informou a Alfândega e Proteção de Fronteiras nesta terça-feira.

A Patrulha da Fronteira disse que ela foi transportada pela fronteira dos EUA por um contrabandista e depois deixada sozinha. Seus pais não foram encontrados, disseram as autoridades. Não ficou imediatamente claro quanto tempo a garota estava sentada à beira do rio.

A little girl of a similar age seen being lifted from the Rio Grande on March 7.

“A criança agora está segura graças aos nossos agentes”, disse o chefe de patrulha Jason D. Owens ao lado de uma foto de um agente embalando a menina. Isso acontece apenas algumas semanas depois que outra criança nicaraguense de 4 anos morreu quando sua mãe a deixou cair acidentalmente enquanto tentava atravessar o Rio Grande. O corpo da menina apareceu seis dias depois.

As massas de imigrantes ilegais parados ao longo da fronteira sudoeste dos EUA subiram para quase 165.000 no mês passado, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras. O número de crianças desacompanhadas encontradas na fronteira aumentou 37% para mais de 12.000 – embora o número de unidades familiares paradas no mês passado tenha diminuído de 31.998 para 26.582.

Border patrol agents and members of the Texas Army National Guard light the path as asylum-seeking migrants from Central and South America wade through the Rio Grande river into the United States from Mexico, in Roma, Texas

Members of four separate migrant groups detained between March 18-21.

Fonte: Brazilian Press