Texas: Nove imigrantes morreram tentando atravessar o Rio Grande, inundado pelas chuvas

Autoridades de ambos os lados da fronteira EUA-México buscaram mais vítimas no sábado, depois que pelo menos nove imigrantes morreram enquanto tentavam atravessar o rio Grande, uma perigosa tentativa de travessia de fronteira em uma área onde o nível do rio havia subido mais de 2 pés em um único dia.

Autoridades da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e autoridades mexicanas descobriram as vítimas perto de Eagle Pass, Texas, na quinta-feira, após dias de fortes chuvas. Autoridades dos EUA recuperaram seis corpos, enquanto equipes mexicanas recuperaram três, de acordo com um comunicado do CBP. É um dos afogamentos mais mortais na fronteira EUA-México na história recente.

Border patrol: 9 migrants die crossing swift Texas river

O rio, que tinha pouco mais de 90 centímetros de profundidade no início da semana, chegou a mais de 1,5 metro na quinta-feira, e a água estava fluindo cinco vezes mais rápido que o normal, de acordo com o National National Serviço Meteorológico. O CBP disse que equipes americanas resgataram outras 37 pessoas do rio e detiveram outras 16, enquanto autoridades mexicanas levaram 39 imigrantes sob custódia. O CBP não disse de que país ou países os migrantes eram e não forneceu nenhuma informação adicional sobre operações de resgate e busca. As agências locais do Texas envolvidas não responderam aos pedidos de informação.

Fonte: Brazilian Press