Senadores publicaram projeto de lei para os “Dreamers”

  • EUA

18 janeiro13:152018Imprimir
O senador democrata Dick Durbin, membro do grupo de negociação sobre um acordo de imigração no Senado dos Estados Unidos, disse que o texto legislativo acordado pelos democratas e republicanos foi divulgado ontem, quarta-feira, apesar da rejeição do presidente Donald Trump.
O senador democrata também acrescentou que o grupo de seis senadores de ambos os partidos de que faz parte pediu ao líder da maioria republicana, Mitch McConnell, que enviasse o texto para um “voto de teste” para demonstrar o nível de apoio que poderia obter a proposta.
“E se for bem-sucedido, como penso que será, (espero), o senador McConnell o inclui como uma emenda, parte de uma legislação obrigatória”, explicou.
Durbin não especificou a que “lei obrigatória” ele estava se referindo, mas o Congresso tem aproximadamente quatro dias para aprovar um projeto de orçamento para evitar o encerramento do plano no Governo.
Os democratas não se pronunciaram se apoiarão o projeto de lei de financiamento temporário proposto pelos conservadores se eles não chegarem a um acordo de imigração.
Trump desistiu do acordo de imigração que foi enviado ao Senado há meses por um grupo bipartidário após sua última reunião sobre o assunto, onde descreveu países como El Salvador e Haiti como “buracos de merda”.
O grupo de negociação atingiu um princípio de acordo legislativo para uma lei que facilita a cidadania a mais de um milhão de jovens que agora são suscetíveis de serem deportados e que foram criados nos EUA, conhecidos como “sonhadores”.
Uma das disposições da proposta legislativa também inclui a eliminação da loteria de vistos, que agora distribui 50.000 vistos por ano, para transformar a metade deles em vistos para aqueles que foram afetados pelo final do Status de Proteção Temporária (TPS).
A pesadas declarações do presidente colocaram em cheque as negociações migratórias, mesmo quando os democratas haviam concordado em dotar determinados fundos para a construção do muro fronteiriço com o México exigido pelo presidente e eles cumpriram suas demandas para aumentar os fundos para a segurança nas fronteiras.
Depois de mais de quatro meses de diálogo entre democratas e republicanos, o tempo está se esgotando para mais de 800 mil jovens que usam o programa de Ação Diferida para Ingressos Infantis (DACA), promovido pelo ex-presidente Barack Obama e cuja validade termina em março com ordens de Trump.
Editorias:
DestaquesNotíciasUSA

Fonte: Brazilian Press

Marcações: