Trump condena críticos sobre foto de crianças imigrantes tirada na época de Obama

  • EUA

Donald Trump ironizou seus críticos ao lembrar que esta foto foi tirada em 2014
O presidente Donald Trump na terça-feira (29) ironizou ativistas online que compartilharam fotos de crianças nos centros de detenção de imigração como uma maneira de criticar sua administração, destacando que a foto havia sido tirada durante o mandato de seu antecessor, Barack Obama.
“Os democratas por descuido colocaram no Twitter fotos de 2014 no governo Obama mostrando crianças em celas de aço na Polícia da Fronteira. Eles imaginaram ser fotos recentes e as divulgaram para nos deixar mal, mas respingou neles”, escreveu Trump online. “Democratas devem concordar que o muro e proteção na fronteira são coisas boas para o país…Projeto de lei bipartidário!”
A fotografia citada começou a circular online no final de semana, compartilhada pelo redator de Obama Jon Favreau e pelos ativistas Shaun King e Linda Sarsour, entre outros. Mostra duas crianças deitadas em cima de um tapete de borracha no chão de concreto atrás de uma cerca entrelaçada. A foto foi tirada pela Associated Press e publicada pelo Arizona Republic em 2014 como parte de uma galeria de fotos. Favreau mais tarde deletou seu tweet.
Opositores de Trump têm sido especialmente críticos nas últimas semanas por causa da política de abordagem do ICE (Immigration and Customs Enforcement) anunciada no início do mês que separa pais de crianças que entram nos EUA ilegalmente. Trump acusou os democratas de terem instaurado esta política, mas, na verdade, ela foi prorrogada pelo Advogado Geral Jeff Sessions em consequência de uma política mais ampla ao se referir “à travessia 100 por cento ilegal na fronteira sudoeste” para justificar uma ação mais dura do Departamento de Justiça.
“Se você está contrabandeando uma criança, então terá de responder judicialmente e aquela criança será separada de você conforme exige a lei”, disse Sessions em declarações preparadas em um evento no Arizona este mês. “Se não gosta disto, então não contrabandeie crianças dentro de nossa fronteira.”
O próprio Trump tem apelado por uma legislação de imigração mais abrangente que incluiria um caminho para a cidadania para imigrantes indocumentados trazidos para os EUA como crianças. Porém, o presidente tem insistido que qualquer acordo de imigração também deve incluir significativas reformas de segurança na fronteira, inclusive com fundos para seu prometido muro, e fim de certos programas de imigração, demandas que os democratas têm recusado veementemente.

Fonte: AcheiUSA