Tite convoca Seleção Brasileira para amistosos

O técnico Tite anunciou na quinta-feira (28) a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Panamá (no Porto) e República Tcheca (em Praga), nos dias 23 e 26 de março, respectivamente. As partidas servirão de testes para a disputa da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil. A maior novidade da lista de Tite é o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid. Com apenas 18 anos, ele recebe a primeira oportunidade na Seleção principal. Lucas Paquetá, do Milan, e Felipe Anderson, do West Ham, ganham chance no meio de campo.

A maior ausência, que já estava confirmada, é o atacante Neymar, do Paris-Saint Germain. O jogador, que sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, só deve voltar aos gramados em abril. A ideia é disputar as quartas de final da Liga dos Campeões, caso o PSG conquiste a classificação. O primeiro passo já foi dado, pois o time francês venceu por 2 a 0 o jogo de ida contra o Manchester United, fora de casa, pelas oitavas de final.

“Diferentemente da preparação para a Copa do Mundo, quando ele (Neymar) chegar na Copa América já vai ter jogado mais de quatro, cinco ou seis partidas. Até na Champions, se o Paris passar. Vai estar em melhores condições físicas do que foi para a Copa de 2018”, afirmou o preparador-físico da Seleção, Fábio Mahseredjian.

A seleção brasileira está no Grupo A da Copa América do Brasil, que conta também com Bolívia, Venezuela e Peru. A estreia do Brasil será no dia 14 de junho contra os bolivianos, no Morumbi. Na sequência, o time de Tite pega a equipe venezuelana em Salvador e encerra sua participação na primeira fase contra os peruanos na Arena Corinthians.

Confira a lista de convocados:

Goleiros:

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Manchester City)
  • Weverton (Palmeiras)

Laterais:

  • Daniel Alves (PSG)
  • Danilo (Manchester City)
  • Filipe Luís (Atlético de Madrid)
  • Alex Sandro (Juventus)

Zagueiros:

  • Marquinhos (PSG)
  • Miranda (Internazionale)
  • Thiago Silva (PSG)
  • Militão (Porto)

Meias:

  • Casemiro (Real Madrid)
  • Fabinho (Liverpool)
  • Arthur (Barcelona)
  • Allan (Napoli)
  • Paquetá (Milan)
  • Felipe Anderson (West Ham)
  • Coutinho (Barcelona)

Atacantes:

  • Everton (Grêmio)
  • Richarlison (Everton)
  • Vinicius Junior (Real Madrid)
  • Firmino (Liverpool)
  • Gabriel Jesus (Manchester City)

Atlético-MG empata com Defensor e avança à fase de grupos da Libertadores

Zé Welison foi expulso na etapa final mas o Galo segurou a pressão e passou para a fase de grupos
Zé Welison foi expulso na etapa final mas o Galo segurou a pressão e passou para a fase de grupos

O objetivo foi alcançado. O Atlético-MG está na fase de grupos da Libertadores. Não foi uma classificação do jeito que a torcida desejava. O time, sem muita inspiração, ficou no 0 a 0 com o Defensor-URU, na noite de quarta-feira (27), no Independência. O jogo de ida, em Montevidéu, terminou com vitória do Galo por 2 a 0. A partida desta quarta teve alguns momentos de tensão, principalmente na etapa final, com a expulsão de Zé Welison. Mas o Atlético-MG soube segurar a classificação sem grandes problemas.

Com a classificação, o Galo garantiu sua presença na Fase de Grupos da Copa Libertadores da América, ao lado de Cerro Porteño do Paraguai, Nacional do Uruguai e Zamora da Venezuela. Um grupo bem fácil para a equipe mineira se classificar. E a estreia da equipe será na quarta-feira de Cinzas (6) contra o Cerro Porteño. Antes, no sábado de Carnaval (2), enfrentará o Patrocinense pelo Campeonato Mineiro, torneio que vem liderando.

Cássio brilha nos pênaltis, e Corinthians elimina o Racing na Copa Sul-Americana

Goleiro Cássio foi herói na classificação do Corinthians
Goleiro Cássio foi herói na classificação do Corinthians

Na noite em que se transformou no segundo goleiro com mais jogos pelo Corinthians, Cássio teve mais uma atuação histórica, na quarta-feira (27), em Avellaneda. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal com o time praticamente reserva do Racing (só três titulares atuaram), mesmo resultado da partida em Itaquera, o goleiro pegou duas cobranças e garantiu a classificação do Timão para a segunda fase da Copa Sul-Americana. O adversário será decidido em sorteio da Conmebol.

O ex-palmeirense Cristaldo, aos 41 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Vagner Love entrou no segundo tempo no lugar de Clayson e logo aos cinco minutos empatou, com um golaço de voleio. Nos pênaltis, Cássio pegou a batida de Domínguez. O Timão poderia ter vencido antes, mas Danilo Avelar acertou a trave na última batida. Cássio, então, voltou a brilhar ao defender o chute de Solari, já nas cobranças alternadas.

Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians volta a campo no sábado de Carnaval (2) para enfrentar o São Bento em Sorocaba. O Alvinegro paulista lidera o Grupo C do Paulistão com 13 pontos, mas está ameaçado por Ferroviária (12 pontos), Bragantino (10 pontos) e Mirassol, com 8 pontos.

Em noite de Ricardo Goulart, Palmeiras vence o Ituano e mantém liderança do Grupo B

Ricardo Goulart estreou em alto estilo com dois gols e um passe na vitória do Verdão
Ricardo Goulart estreou em alto estilo com dois gols e um passe na vitória do Verdão

O Palmeiras venceu o Ituano por 3 a 2 na noite de quarta-feira (27), em casa. Ricardo Goulart, em sua primeira oportunidade como titular do Verdão, foi o nome do jogo. O meia-atacante fez dois gols e ainda deu a assistência para Borja deixar sua marca após cinco partidas de jejum. O time do interior diminuiu com Serrato, em posição de impedimento, e Morato.

A vitória sobre o Ituano mantém o Palmeiras na liderança do Grupo B do Paulistão, agora com 18 pontos. O time do interior, por sua vez, segue em segundo no Grupo D, com 11 pontos, mas pode sair da zona de classificação ao final da rodada.

O jogo serviu para abrir a nona rodada do Campeonato Paulista, porque o Palmeiras vai se preparar durante o Carnaval para o jogo de abertura da Copa Libertadores da América contra o Junior de Barranquilla na Colômbia na quarta-feira de Cinzas (6). Além de Palmeiras e Junior, Melgar da Colômbia e San Lorenzo da Argentina integram o Grupo F da Copa Libertadores da América.

Santos dá vexame e se despede da Sul-Americana

Jorge Sampaoli continua prestigiado, apesar da eliminação do Santos
Jorge Sampaoli continua prestigiado, apesar da eliminação do Santos

O Santos vinha encantando seus torcedores e os amantes do futebol com um jogo fluente e incisivo. A chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli instilou um novo ânimo aos jogadores e transformou o meiocampista Jean Mota em artilheiro do Campeonato Paulista, com 7 gols. Ironicamente, ele sozinho fez a mesma quantidfade de gols que os times do Palmeiras e do Corinthians nas oito primeiras rodadas do Paulistão.

Com essas credenciais, pouca gente duvidava da classificação do Alvinegro praiano para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Ainda mais porque seu adversário era o inexpressivo River Plate do Uruguai e não seu homônimo argentino, atual campeão da Copa Libertadores da América.

Pois o inesperado aconteceu. Após o empatem em 0 a 0 em Montevidéu, a equipe uruguaia veio ao Brasil para o jogo de volta na terça-feria (26). Os dirigentes santistas escolheram o estádio do Pacaembu para receber os adversários. O bizarro foi ver o estádio vazio porque a equipe brasileira foi punida pela Conmebol (entidade que gere o futebol sul-americano) popr incidentes ocorridos durante a disputada da Copa Libertadoeres do ano passado.

O que seria apenas uma partida sem importância se transformou em pesadelo. Depois de um primeiro tempo no qual o ataque santista parou na retranca uruguaia, o segundo tempo trouxe más notícias. O atacante Mario da Luz recebeu um lançamento, escapou da marcação, dirblou o goleiro Vanderley e concluiu para o gol vazio, abrindo o plara para o River Plate do Uruguai. A partir daí, o técnico santista processou várias alteraçòes para tornar seu time mais ofensivo. No entanto, o gol de empate, anotado pelo venezuelano Soteldo, só surgiu aos 40 minutos da segunda etapa, dando poucas oportunidades para o Santos derrotar seu adversário. Conclusão: com dois empates a equipe brasileira ficou fora da competição pelo regulamento do torneio. O River Plate do Uruguai se classificou pelo critério de gol no campo do adversário.

O técnico Jorge Sampaoli lamentou a eliminação do Santos na Copa Sul-Americana após o empate por 1 a 1 com o River Plate-URU mas avisou que não vai mudar suas convicções no início de trabalho no clube. “A eliminação incomoda. Tínhamos a expectativa de passar. Defendemos uma ideia de jogar e propor o jogo, e hoje nos eliminou uma equipe que não propôs. Temos que saber que temos um estilo, e esse estilo não vai mudar por conta de uma eliminação”, disse Sampaoli.

Fora da Copa Sul-Americana, o Santos volta a campo no próximo sábado (2), contra o Oeste, no Pacaembu, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

Diniz terá de buscar saídas para dificuldade do Fluminense contra retrancas

Fernando Diniz tem de encontrar soluções para furar retrancas que impedem a fluidez do jogo praticado pelo Fluminense.
Fernando Diniz tem de encontrar soluções para furar retrancas que impedem a fluidez do jogo praticado pelo Fluminense

O Fluminense empatou sem gols com Antofagasta-CHI na terça-feira (26) jo jogo de ida da Copa Sul-Americana e escancarou sua dificuldade em derrotar equipes que adotam ferrolhos defensivos.

Das dez partidas em 2019 até aqui, o Fluminense ganhou seis, empatou duas e perdeu duas. Excetuando o empate na estreia com o Volta Redonda, os outros três jogos em que o Tricolor não saiu vencedor guardam semelhanças. Nas duas derrotas para o Vasco e no empate em 0 a 0 com Antofagasta-CHI, o time de Fernando Diniz apresentou dificuldades contra adversários que jogam muito fechados. Agora, o treinador precisará buscar soluções para que sua equipe consiga superar esta questão que já parece se tornar um problema crônico.

A equipe chilena veio para o Maracanã com uma proposta bem clara: se defender bem. Postada com duas linhas recuadas e muito próximas uma da outra e se defendendo com até nove jogadores, o time de Gerardo Ameli conseguiu dificultar a vida tricolor. Nas chances que criou, ou faltou capricho na finalização ou houve boas intervenções do goleiro rival, Fernando Hurtado.

O Flu deteve a bola praticamente durante todo o jogo – terminou com 76% de posse, contra 24% do adversário. No entanto, teve muita dificuldade de infiltrar nas linhas. Everaldo tentava quebrá-las no mano a mano, mas era muito marcado, enquanto Daniel era quem mais buscava superá-las com passes.

“Eles vieram com uma proposta de se defenderem e se defenderam bem. É sempre difícil produzir chances claras de gol contra um time que marca bem e em um espaço curto”, reconheceu Diniz.

O próximo compromisso do Fluminense é nesta sexta-feira (1), contra o Resende, pela 2ª rodada da Taça Rio. A partida será disputada em Moça Bonita. O Tricolor carioca decidirá a vaga contrao Antofagasta no Chile, no dia 21 de março.

Botafogo faz 3 a 0 sobre o Cuiabá e avança na Copa do Brasil

Depois de passar algum sufoco, o Botafogo conseguiu resistir e ainda saiu de campo com uma vitória por 3 a 0 sobre o Cuiabá, na quarta-feira (27), no Estádio Nilton Santos. Com dois gols de Erik e um de Pimpão, a torcida até gritou “olé” no fim, e o time garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil e o vencedor do confronto entre Juventude e América-MG é o próximo adversário na competição. A decisão ocorreu na quinta-feira (28) em Caxias do Sul.

O Botafogo volta suas atenções para o Campeonato Carioca. O time entra em campo sábado contra o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira.

Outros jogos da Copa do Brasil

Na terça-feira (26), no choque dos Atléticos, melhor para o Atlético Goianiense que goleou o Atlético do Ceará por 4 a 0. Os outros dois classificados, na quarta-feira (27), só foram definidos após cobranças de pênaltis. Depois do empate em 2 a 2, o Vila Nova de Goiás derrotou a URT de Pato de Minas por 5 a 4 na série de penalidades máximas. Empate em 0 a 0 entre Foz do Iguaçu e Ceará forçou a disputa de pênaltis na qual o Vovô saiu-se melhor. Na próxima fase, o Ceará enfrentará o Corinthians.

Fonte: AcheiUSA