Tornado ‘sem precedente’ devasta cidade do Texas e deixa pelo menos quatro mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas depois que uma tempestade gerou vários tornados nas planícies do centro-norte do Texas na noite de quarta-feira (21). Matador, uma cidade de cerca de 570 habitantes a cerca de 70 milhas a nordeste de Lubbock, sofreu o maior dano. “A cidade de Matador experimentou um tornado sem precedentes”, lamentou o prefeito Pat Smith.

O meteorologista David Payne disse à CBS que a destruição “parece dano causado por um EF4”. EF4 é uma categorização de tornados com escala de um a cinco, sendo cinco o mais grave. Os EF4s embalam ventos de até 200 mph.

O clima severo também atingiu outras partes do Texas, incluindo a área metropolitana de Houston. Um vento recorde com rajadas de até 97 mph foi registrado no Aeroporto Intercontinental Bush de Houston. Danos em árvores e falta de energia generalizada foram relatados. Cerca de 226 mil pessoas ficaram sem energia no estado, de acordo com poweroutage.us.

Temporada de Tornados

O tornado em Matador ocorreu menos de uma semana depois que um tornado EF3 matou três pessoas em Perryton, também no Texas. Na sexta-feira (16), outra pessoa morreu na Flórida, quando pelo menos um tornado confirmado atingiu o condado de Escambia, derrubando uma árvore sobre uma casa.

Enquanto isso, inundações foram relatadas em Pensacola, Flórida, onde caíram entre 12 e 16 polegadas de chuva desde a noite de quinta-feira (15), disse Caitlin Baldwin, meteorologista do escritório Mobile/Pensacola do Serviço Nacional de Meteorologia. Ela disse que o serviço meteorológico recebeu relatórios de evacuações e resgates de água em Pensacola após o dilúvio, que foi a maior quantidade de chuva que a cidade recebeu desde 2014.

Em West Pensacola, inundações repentinas cercaram um complexo de apartamentos, levando os funcionários a evacuar o prédio de todos os 146 residentes, usando barcos para remover alguns e levá-los a um centro comunitário local, disse Davis Wood, oficial de informação pública da Segurança Pública do Condado de Escambia.

De acordo com o AccuWeather já houve 22 tornados mortais este ano, o maior número desde 2011.

The post Tornado ‘sem precedente’ devasta cidade do Texas e deixa pelo menos quatro mortos appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA