Tornados no Sul e Meio-Oeste dos EUA deixam 32 mortos e comunidades devastadas

Tornados e tempestades que atingiram oito estados do Sul e o Meio-Oeste dos EUA nos últimos dias deixaram ao menos 32 mortos e comunidades inteiras desabrigadas e sem energia elétrica. O Tennessee registrou 15 mortes, incluindo nove fatalidades apenas no condado de McNairy, a leste de Memphis, segundo informações do Tennessee Emergency Management Agency. Foram confirmadas mortes também em Indiana, Illinois, Arkansas, Alabama, Mississippi e Delaware.

Até domingo (2), pelo menos quatro registros fatais foram feitos em Illinois, incluindo uma pessoa que morreu depois que o telhado do Apollo Theatre, em Belvidere, desabou na sexta-feira (31), enquanto mais de 250 pessoas assistiam ao show da banda brasileira de heavy metal Crypto. As integrantes da banda, formada por quatro mulheres, que estavam em turnê pelos Estados Unidos, sobreviveram.

Além de deixar rastros de destruição, as tempestades também cortaram a energia das comunidades atingidas. Mais de 25 mil casas em Arkansas permaneceram sem eletricidade na tarde de domingo, de acordo com PowerOutage.US. Centenas de milhares também ficaram sem eletricidade no Sul e Nordeste, incluindo mais de 92 mil na Pennsylvania e mais de 50 mil em Ohio. Os governadores de Indiana, Iowa, Illinois e Arkansas anunciaram estado de emergência ou desastre em seus estados para ajudar a liberar assistência imediata para os condados afetados.

A série fatal de tornados no Sul e Meio-Oeste dos EUA ocorre apenas uma semana depois de uma forte tempestade atingir o Sudeste do país, matando pelo menos 26 pessoas e destruindo grande parte de Rolling Fork, no Mississippi. Na sexta-feira (31), o presidente Joe Biden visitou o estado para avaliar os danos da tempestade ocorrida na semana passada e anunciou que o governo federal vai cobrir o custo total das medidas de emergência do Mississippi — incluindo remoção de detritos, operações de abrigo e pagamento de horas extras para socorristas — pelos próximos 30 dias.

No domingo, o presidente emitiu uma declaração de desastre de grandes proporções também para o estado de Arkansas. Segundo o anúncio, a assistência individual da FEMA vai incluir subsídios para moradia temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades sem seguro e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de empresas a se recuperarem dos efeitos do desastre.

The post Tornados no Sul e Meio-Oeste dos EUA deixam 32 mortos e comunidades devastadas appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA