Torneio de pesca de tubarões em Palm Beach gera revolta de ativistas:’Fui ameaçado’, diz organizador

Um torneio de pesca de tubarões agendado para este sábado (9), no condado de Palm Beach, está gerando revolta em ambientalistas da região. O organizador do evento, capitão Jason, disse que até a sua vida foi ameaçada desde que as informações sobre o campeonato foram divulgadas. A pescaria está programada para acontecer no mar de Jupiter e Rivera Beach. Mas não se depender dos ativistas. 

Em uma petição que será encaminhada às autoridades de proteção da vida marinha do estado, eles coletaram mais de 100 mil assinaturas pedindo o cancelamento do torneio.

A alegação é que os tubarões são importantes para um oceano saudável, e a Flórida é um dos únicos lugares do mundo que conseguido manter o equilíbrio da espécie. “Nenhum outro animal na história do nosso planeta foi exterminado em números tão significativos quanto os tubarões foram pelos humanos”, disse Jim Abernathy ao canal WPBF.  Como mergulhador profissional, ele diz ter visto vários tubarões na costa do estado feridos e com marcas de anzol e até tiros.  “Já vi carcaças de tubarões no mar que são ilegais para matar de acordo com a NOAA”, declarou ele.

Apesar das manifestações contrárias, o Florida Shark Tournment, continua de pé. A proposta, de acordo com os planejadores, é capturar os predadores e entregá-los para serem estudados. “Não vamos sair por aí disparando arpões e matando tubarões aleatórios”, explicou o capitão Jason. “Estou sofrendo ameaças contra a minha vida, a vida da minha família, tudo isso só porque estamos realizando um torneio que é literalmente para pesquisa”, afirmou.

A pesca de tubarões é legal na Flórida, desde que algumas regras sejam cumpridas como a captura de espécies autorizadas, e um peixe por pescador ou dois por barco, o que for menor.

A Florida Fish and Wildlife Comission (FWCC) disse que irá monitorar o evento para garantir que todas as regras serão cumpridas. De acordo com a organização não governamental Green Peace, cerca de onze mil tubarões são mortos a cada hora por pescadores em todo o mundo.

Fonte: AcheiUSA