Tour Brasília Negra apresenta Capital Federal pelo protagonismo negro

Lançado pela agência de Turismo Me Leva Cerrado em parceria com a plataforma de afroturismo Guia Negro, o tour Brasília Negra é uma rota afrocentrada na cidade, que acontece dia 31 de dezembro de 2022 às 9h30.

Divulgação

O tour visa enaltecer histórias de pessoas que acabaram invisibilizadas pelo racismo, diz Bianca D‘Aya

O tour visa enaltecer histórias de pessoas que acabaram invisibilizadas pelo racismo, diz Bianca D‘Aya

“Muitas pessoas estarão na cidade por conta da posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o passeio é uma ótima opção de lazer com compromisso social”, comenta a guia de Turismo Bianca D‘Aya, idealizadora da agência Me Leva Cerrado.

Entre os locais a serem visitados estão o Museu Vivo da Memória Candanga, a Praça dos Orixás e um baobá, árvore sagrada no continente africano. “O tour enaltece, por meio de uma experiência única e inovadora, as histórias das pessoas que acabaram sendo invisibilizadas pelo racismo, valorizando a resistência e resiliência do povo negro no DF”, comenta Bianca.

Para o Guia Negro, que começou realizando a Caminhada São Paulo Negra e hoje está presente em outras seis cidades (Rio, Salvador, Boipeba, João Pessoa, São Luís e Olinda), chegar ao Centro-Oeste é importante para mostrar que todas as cidades brasileiras têm histórias negras pouco contadas. “Há uma tendência de resgate e de conhecer outras narrativas. A experiência é uma oportunidade de conexão com um lado pouco conhecido de Brasília e com outras pessoas também interessadas em cultura negra”, acredita o fundador da plataforma, Guilherme Soares Dias.

Fonte: PANROTAS