Tragédia: Mineira morre após atravessar ilegalmente a fronteira entre México e EUA

Uma mineira de 36 anos morreu após atravessar ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos, na quinta-feira (20). Márcia Cristina Dutra tinha asma e passou mal durante a viagem. O corpo da imigrante, que era de Caratinga, no Leste de Minas Gerais, foi encontrado por socorristas da Califórnia.

De acordo com a família, pessoas que atravessaram a fronteira com Márcia disseram aos socorristas norte-americanos que a mulher passou mal e não conseguiu seguir viagem. A família explicou que Márcia não sabia da existência das longas caminhadas durante o trajeto para cruzar a fronteira. Segundo o Consulado do Brasil nos Estados Unidos, a mulher parou no meio do caminho, sentou-se e desmaiou, não acordando mais.

Brasileira morre após atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA | Metrópoles

Ao g1, a família explicou que Márcia foi diagnosticada com asma ainda muito jovem. Ela precisava usar bombinha e outros medicamentos. Ainda segundo os familiares, eles ficaram sabendo da morte de Márcia somente na sexta-feira (21), por meio do Consulado brasileiro. A mulher, que trabalhava na parte burocrática de um laboratório em Caratinga, resolveu ir para os Estado Unidos a procura de uma vida melhor para ela, para a filha de 11 anos e, também, para parentes.

Brasileira morre após atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA | Metrópoles

Os familiares disseram que Márcia começou a planejar a viagem há cerca de oito meses e chegou a ser convencida pelos parentes de desistir. No entanto, ela retomou o sonho de ir para o exterior depois que o namorado foi para os EUA, há dois meses. Segundo os familiares, Márcia era uma mulher sonhadora, mãe, batalhadora e que não media esforços.

‘Sofrimento que parece que não vai acabar’

Uma irmã de Márcia contou que, agora, a família tenta trazer o corpo para Caratinga, para velório e sepultamento. No entanto, ainda estão calculando as despesas, que vai desde a documentação até o translado. Além disso, todo o processo pode demorar bastante para ser concluído. Os parentes pretendem criar uma vaquinha on-line para arrecadar o dinheiro das despesas. O corpo da mulher está no Instituto Médico Legal de San Diego, na Califórnia.

Brasileira de 36 anos morre ao tentar atravessar ilegalmente a fronteira entre México e EUA - Hugo Gloss

Brasileira morre após atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA | Metrópoles

Fonte: Brazilian Press