Tragédia quase se repete: 98 imigrantes conseguem sair pelo teto de carreta abandonada na fronteira

Um grupo de mais de 90 imigrantes conseguiu quebrar o teto de um caminhão no México e fugir, um mês depois que 56 pessoas morreram em circunstâncias parecidas nos Estados Unidos. O caminhão se dirigia para a fronteira dos EUA, mas foi abandonado pelo motorista antes de um posto de controle. Muitos deles tinham fraturas no tornozelo e no joelho depois de saltar do teto do veículo.

Autoridades encontraram pelo menos 98 pessoas, a maioria guatemaltecos, dentro do caminhão e nos arredores na noite de quarta-feira. Acredita-se que outros cem possam ter fugido. Pelo menos dez pessoas tiveram que ser transferidas para hospitais devido a hematomas e sintomas de asfixia.

De acordo com os relatórios da polícia, o motorista teria aberto a caçamba do veículo para os ocupantes saírem, embora os responsáveis da Proteção Civil ressaltem que a trava teria sido aberta à força e que muitos escaparam pelo teto. O incidente ocorreu em uma rodovia no estado de Veracruz, no Leste do país. Segundo as autoridades, o caminhão seguia a rota do Golfo do México, a mais curta para chegar à fronteira com os Estados Unidos, e seu destino era a cidade mexicana de Nuevo Laredo, vizinha do Texas.

De acordo com José Domínguez, diretor de Proteção Civil na cidade de Oluta, funcionários de um posto de gasolina perto do local ajudaram os imigrantes a escapar. O paramédico da proteção civil, Cristóbal Cisneros Valencia, disse que os imigrantes “começaram a se sentir sufocados” e bateram no teto do veículo até que o quebraram e conseguiram pular. O Ministério das Relações Exteriores da Guatemala confirmou que 89 dos encontrados eram guatemaltecos, incluindo pelo menos 55 adultos, além de várias crianças. Segundo Domínguez, havia também cinco hondurenhos e quatro equatorianos, além de dois indianos, um salvadorenho e um nepalês.

Fonte: Brazilian Press