Travessias ilegais nas fronteiras pelo México têm menor número em um ano

Uma queda acentuada nas travessias ilegais ao longo da fronteira sudoeste que começou em janeiro, depois que o governo Biden anunciou medidas mais duras de imigração continuou até fevereiro, foi anunciado na quarta-feira.

Os dados divulgados pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA mostram quem está tentando entrar no país em um momento de intensa controvérsia política com os republicanos, que veem a imigração como um grande problema para os eleitores e acusam o presidente Biden e o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, de não fazendo o suficiente para proteger a fronteira sul.

Funcionários da Patrulha de Fronteira dos EUA encontraram migrantes 128.877 vezes tentando cruzar a fronteira em fevereiro entre passagens legais de fronteira. Isso é quase o mesmo que o número de janeiro, 128.913, e é o menor número de encontros por mês desde fevereiro de 2021, disse a agência.

O número de encontros não equivale necessariamente a pessoas individuais, pois alguns migrantes tentam cruzar a fronteira repetidamente. A agência disse que cerca de 25% dos encontros em fevereiro foram repetidos, o que significa que em algum momento nos últimos 12 meses eles foram detidos por autoridades americanas enquanto tentavam entrar no país.

Em comparação, as autoridades dos EUA pararam os migrantes 221.693 vezes entre os portos de entrada ao longo da fronteira com o México em dezembro.

Então, no início de janeiro, o governo anunciou uma nova política na qual o México aceitaria de volta cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos sob uma regra da era da pandemia que nega aos migrantes o direito de buscar asilo como parte de um esforço para impedir a propagação do COVID. -19. O número de migrantes interceptados desses quatro países despencou depois que a nova política entrou em vigor e permaneceu baixo até fevereiro.

Ao mesmo tempo em que anunciaram a nova política, os EUA também concordaram em admitir até 30.000 pessoas por mês dessas quatro nações em um processo chamado liberdade condicional humanitária se eles se inscrevessem online, fizessem check-in em um aeroporto e encontrassem um patrocinador financeiro.

Segundo dados do CBP, 22.755 cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos entraram no país em liberdade condicional por meio desse processo em fevereiro. A liberdade condicional humanitária difere de outras vias de imigração em grande parte porque é temporária, muitas vezes apenas por um ano ou dois, e não fornece um caminho de longo prazo para viver nos EUA.

O governo também propôs negar asilo em geral a qualquer pessoa que viaje por outro país a caminho dos Estados Unidos sem buscar proteção lá; na verdade, todos os não mexicanos que se apresentam na fronteira sul dos Estados Unidos.

Essa proposta, que atraiu duras críticas de defensores dos direitos dos imigrantes, está atualmente em um período de comentários de 30 dias antes de entrar em vigor quando o Título 42 expirar em maio.

De acordo com o relatório do CBP, as apreensões de drogas também aumentaram 6% em fevereiro em relação a janeiro. Especificamente, os problemas por uso de fentanil aumentaram 58%.

Fonte: Brazilian Press