Três crianças abandonadas por coiotes são encontradas no lado mexicano do Rio Grande

Três irmãs salvadorenhas foram resgatadas de uma ilhota no Rio Grande depois de terem sido abandonadas por contrabandistas de migrantes, de acordo com a agência de imigração do México .

As crianças, de um, seis e nove anos, foram encontradas depois que a Guarda Nacional do México emitiu um alerta na quarta-feira. Uma força-tarefa do Instituto Nacional de Imigração atendeu ao chamado e conseguiu retirar as meninas com segurança da ilhota, conhecida como Isla del Mudo.

Border crisis: 3 girls abandoned near Rio Grande, Mexican officials make rescue | Fox News

magens divulgadas pelo governo mexicano capturaram o momento em que um membro da força-tarefa de imigração resgatou três meninas migrantes salvadorenhas abandonadas em uma ilhota do Rio Grande durante uma tentativa de contrabando na quarta-feira. As crianças, de um, seis e nove anos, estão sob a custódia do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família do México. Posteriormente, as crianças foram entregues ao Sistema de Desenvolvimento Integral da Família do México.

Funcionários do consulado salvadorenho na cidade de Monterrey, no nordeste do México, estão em contato com as autoridades locais, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do país centro-americano. O Rio Grande serve como uma seção da fronteira entre o Texas e os estados mexicanos do norte de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas, e pode ser considerado o principal ponto de passagem para migrantes que buscam entrar nos Estados Unidos legal ou ilegalmente. É também uma área onde muitas crianças foram deixadas para trás por contrabandistas. Outros não tiveram tanta sorte e se afogaram nas fortes correntes do rio.

Three Salvadoran sisters are found stranded alone on an islet on Rio Grande at U.S. Mexico border | Daily Mail Online

Em abril de 2022, agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA descobriram um menino de dois anos de Honduras com um grupo de migrantes que haviam sido detidos perto da margem do rio na cidade fronteiriça de Roma, no Texas. A criança foi enviada sozinha através da fronteira por seus pais. Um mês antes, um menino de dois anos da América Latina foi encontrado andando sozinho em uma rampa para barcos no Rio Grande em Eagle Pass, Texas. Em janeiro de 2022, Victoria Lugo, de sete anos, da Venezuela, se afogou no rio depois de se separar de sua mãe, Mayerlin Mayor, e de um grupo de migrantes. Eles atravessavam um trecho da hidrovia quando a prefeita perdeu a mão da filha e a correnteza a arrastou rio abaixo.

Fonte: Brazilian Press